Em 26/04/2019 às 15h00 | Atualizado em 26/04/2019 às 09h19

Centro Cultural Sicoob Coopemata cria oficina de Contação de Histórias

Iniciativa busca desenvolver a leitura, criatividade e os principais valores humanos como solidariedade e honestidade.

Maria Valéria Mattos com alguns de seus alunos da oficina de Contação de Histórias do Centro Cultural Sicoob Coopemata

Maria Valéria Mattos com alguns de seus alunos da oficina de Contação de Histórias do Centro Cultural Sicoob Coopemata

Download
O Centro Cultural Sicoob Coopemata acaba de abrir uma nova oficina para atender interessados a partir de 10 anos de idade. Trata-se da Oficina de Contação de Histórias que está sendo ministrada, voluntariamente, pela professora Maria Valéria Mattos, e que pretende reunir dez integrantes neste primeiro momento. A proposta, conforme ressaltou Geraldo Majella Mazini, coordenador daquele espaço, é "trabalhar o protagonismo juvenil." As atividades começaram pouco antes da Semana Santa e acontecem todas as quartas-feiras, das 14 às 16 horas, gratuitamente, na sede daquela instituição, na Avenida Astolfo Dutra, antiga Residência Ateliê da artista plástica Nanzita.

A oficina é a realização de um projeto antigo de Valéria, conforme conta. "Eu tinha um objetivo antigo para realizar a partir do momento em que eu me aposentasse, e depois de fechar a a Loja Mattos, de roupas masculinas, que era começar a contar histórias nas creches, porque eu sempre gostei muito de lidar com crianças", revela. Porém, o Centro Cultural Sicoob Coopemata abriu esta oficina e ela, após aceitar o convite da direção da instituição, deu início aos trabalhos com um grupo de alunos que ainda está em formação. "Temos entre cinco e seis vagas para serem preenchidas. Quem quiser participar só vir aqui no Centro Cultural e conversar com o Majella, que é o nosso coordenador", orienta.

Esta oficina, porém, diz Valéria, não se limita apenas à contação de histórias. "Ela veio para melhorar a oratória das crianças, melhorar a maneira como as crianças se expressam e desenvolver sua criatividade", explica. E completa: "Com isso queremos, amanhã, ter uma criança desta apta a apresentar um evento aqui no Centro Cultural ou para receber alunos de fora." Valéria revela que os temas da oficina são variados, mas também será trabalhado a história da Nanzita e sua arte, bem como da Residência Ateliê. "Outro objetivo relevante desta oficina é priorizar os valores do ser humano como honestidade, caridade, solidariedade, responsabilidade, entre outros", acrescenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A idéia subliminar da oficina, revela Valéria, e que segundo ela, vai trazer um ganho muito significativo para seus participantes é que as atividades na oficina os levam "a ler mais e isso dará à eles um diferencial importante em conhecimento", assegura. Paralelamente, ela revela a ideia de criar uma biblioteca no Centro Cultural para ser utilizada pelos pais e alunos de quem desenvolve no local algum tipo de atividade. Por fim ela completa o que espera desta oficina: "Estou muito confiante nesta proposta e muito entusiasmada. Acredito que vai render bons frutos para os alunos e pro Centro Cultural", finaliza Valéria.


image

Tags: Centro Cultural, Sicoob Cultural, contação de histórias, juvenil





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: