Em 16/04/2019 às 16h00 | Atualizado em 16/04/2019 às 10h20

Instituto Chica e Link10 estão juntos pela Educação

Iniciativa beneficia diretamente público jovem e infanta-juvenil com um espaço criativo e de experimentações.

Os representantes do Instituto Chica, Marcelo Peixoto, da LInk10, Ary Araújo Neto e o representante da Companhia Industrial Cataguases, José Inácio Peixoto Neto

Os representantes do Instituto Chica, Marcelo Peixoto, da LInk10, Ary Araújo Neto e o representante da Companhia Industrial Cataguases, José Inácio Peixoto Neto

Download
image

O Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente reconhecido como "Instituto Chica", acaba de ganhar mais um importante parceiro. Trata-se da Link10, empresa que promove serviços de implementação e fornecimento de internet em Cataguases e para as cidades da Zona da Mata mineira, além de oportunizar a formação e o apoio tecnológico aos seus clientes e parceiros.

A iniciativa vai beneficiar diretamente o público jovem e infanto-juvenil com um espaço criativo e de experimentações em Cataguases, onde crianças e jovens tem contato com novas formas de aprender, conviver e de conhecer as possibilidades das novas tecnologias do século 21, para viver um futuro de oportunidades. O Instituto Chica foi criado como sendo um espaço cultural de saberes e experimentações culturais, educacionais e tecnológicas, vem ampliando, desta forma suas ações neste sentido, conforme lembra a professora e mestre Liliane de Paula Mendonça. 

imageA parceria entre o Instituto Chica e a Link10 - que tem à frente o empresário Ary A. Araújo Neto (foto ao lado), irá potencializar tecnologicamente os espaços do Instituto Francisca de Souza Peixoto, permitindo a conexão com novos parceiros e agindo para que o participante tenha maior acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como a produção de conteúdos, programação em plataformas digitais e a fabricação de experimentos lúdicos e robóticos. Além disso, irá ampliar o acesso e a formação tecnológica do público jovem para o mercado de trabalho, revela Liliane Mendonça.

Uma parceria envolvente
imageA criatividade, a inovação e a conexão social são os eixos de trabalho do Instituto Chica, para empoderar e dar autonomia aos jovens estudantes em projetos que envolvem o amor pelo que se faz, o trabalho em equipe e a produção do conhecimento de forma criativa e divertida. Propostas que a Link10 também abraça com paixão, afirma Ary. Em 20 anos, o Instituto Francisca de Souza Peixoto realizou ações que lhe renderam reconhecimento nacional e internacional, contando sempre com o apoio da sua mantenedora, a Companhia Industrial Cataguases. 

É o caso do Programa Mundo Meu Micromundos, premiado pela Fundação Lemann e MIT Media Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 2017, com a proposta elaborada pela professora e mestre Liliane de Paula Mendonça para implementar ações de cunho tecnológico, criativo, sustentável e de baixo custo em projetos voltados para a Educação Básica, que envolvam conjuntamente a cultura, a cidadania e a educação em uma Aprendizagem Criativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dele nasceu o projeto Robótica Criativa que beneficia diretamente 154 crianças e pré-adolescentes na faixa etária entre 06 e 14 anos e jovens estudantes do Ensino Médio e os recém-formados dos cursos superiores de Ciências Contábeis, Engenharia de Controle e Automação, Pedagogia, Licenciaturas, Sistema de Informação e dos Técnicos dos Institutos Tecnológicos de Cataguases e região.

imageTodos participam deste projeto como estudantes, voluntários ou realizando Estágio Remunerado. Neste primeiro semestre de 2019 a Robótica Criativa está beneficiando diretamente alunos do Ensino Fundamental da "Escola Municipal Astolpho Rezende", no distrito de Sereno com gratuidade e transporte e a "Escola Estadual Astolfo Dutra", no bairro Dico Leite com gratuidade. Juntas ocupam 42 vagas, conta Liliane. 

A Robótica Criativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atua com metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades e competências em crianças e adolescentes, inserindo a futura geração em um universo mágico de aprendizado curricular e interdisciplinar, com criatividade, diversão e acesso às possibilidades e oportunidades de uma Aprendizagem mais Criativa. Tem por objetivo despertar e incentivar o espírito criativo e empreendedor juvenil, fomentar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, dar acesso à cultura digital, à cultura orgânica e aos meios do consumo consciente.

imageNa Robótica Criativa os participantes têm acesso à toda infraestrutura do Instituto Chica. Os projetos são desenvolvidos para trabalhar as habilidades socioemocionais, os saberes e os fazeres dos participantes. Podem ser desenvolvidos tanto na marcenaria ou na área verde, como na oficina de Aprendizagem Criativa, no salão do teatro com a equipe da Cia 100Roteiro, na sala de probabilidades ou no Espaço Maker. Todos os participantes têm acesso às plataformas digitais, ferramentas e máquinas, como Arduíno, torno, lixadeiras, furadeiras, CNC a laser, impressora 3D e outros.

O Instituto Chica acredita que a sustentabilidade da vida está no contexto entre as relações humanas e o meio ambiente. É do interesse do Instituto agir em conexão social com empresas, com a família, com a escola e com a comunidade para que a inclusão, a justiça social e a sustentabilidade se transformem em realidades sociais. (Fotos: Instituto Francisca de Souza Peixoto)

image

image

image


image

Fonte: Instituto Francisca de Souza Peixoto

Tags: Instituto Chica, Link10, robótica, parceria





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: