Em 26/03/2019 às 14h00 | Atualizado em 26/03/2019 às 16h31

Centro Cultural Sicoob Coopemata faz um ano de atividades

Entidade reúne hoje mais de 340 crianças e adolescentes que participam de diversas atividades culturais gratuitas

A solenidade contou com várias homenagens e apresentações dos alunos do Centro Cultural

A solenidade contou com várias homenagens e apresentações dos alunos do Centro Cultural

Download
O Centro Cultural Sicoob Coopemata realizou na noite desta segunda-feira, 25 de março, solenidade de comemoração de seu primeiro ano de funcionamento. Uma seleta plateia formada pelos principais empresários do município, autoridades civis, militares e religiosas, além de representantes do setor cooperativo nacional, prestigiaram o evento que foi entremeado com apresentações culturais dos alunos dos cursos ali realizados. Na ocasião também foi inaugurada a Galeria dos Beneméritos daquela instituição com seis homenageados.

imageInstalado na Residência Ateliê da artista plástica cataguasense, Nanzita Alvim Gomes, uma obra de arte criada pelo arquiteto modernista Francisco Bolonha que abriga outras obras de artistas de renome internacional, o Centro Cultural Sicoob Coopemata foi criado naquele espaço após firmar uma parceria com a Diocese de Leopoldina, atual proprietária do imóvel que o recebeu em doação após a morte daquela artista. Desde então o Sicoob Coopemata restaurou a casa e ali ampliou sua atuação na área cultural que hoje conta com mais de 340 crianças e adolescentes, no Encantando, além do Coral de Adultos Cantos e Encantos e da Banda de Música Rogério Teixeira, conforme informou seu coordenador, Geraldo Majella Mazini. 

imageApós a abertura da cerimônia foram entregues por Humberto de Abreu Santos, diretor financeiro do Sicoob Coopemata, e por Vinícius do Vale, diretor Administrativo daquela cooperativa, os títulos da Ordem Honrosa dos Beneméritos do Centro Cultural Sicoob Coopemata "por efetiva atividade" e por terem se "destacado para o desenvolvimento e fortalecimento daquela instituição, tornando-se referência em suas ações transformadoras." Receberam a homenagem o pedagogo Adriano Cunha; Padre Jorge Passon, que também recebeu um quadro produzido pelo professor de Desenho, Carlos Augusto Mattos; Cristiane Mazini, Superintendente do Sicoob Coopemata; o Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom José Eudes, representado pelo Monsenhor Chamel, que também foi agraciado com uma obra de arte feita pelo professor Carlos Augusto Mattos; A gerente administrativa do Sicoob Coopemata, Claudia Caetano e o presidente do Conselho de Administração, César Augusto Mattos, que recebeu a homenagem das mãos de seu vice, Camilo Cristovão Vicente. Logo em seguida, César e padre Jorge inauguraram a Galeria dos Beneméritos formada por um quadro de honra de cada um dos homenageados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



imageOutra homenagem aconteceu em seguida, através da outorga da medalha da Comenda Nanzita Ladeira Salgado Alvim Gomes, ou simplesmente, "Comenda Nanzita". Será conferida anualmente por "efetiva atividade, aos que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento social, profissional, educacional e cultural do Sistema Cooperativista Financeiro, tornando-se referência em suas ações, pelo comprometimento e atividades transformadoras do meio em que atuam", destacou Lorena Miranda, Mestre de Cerimônia. Os primeiros agraciados foram o Bispo Dom José Eudes e Luiz Gonzaga Viana Lage, presidente do Sicoob Central Cecremge. Ambos se fizeram representar pelo Monsenhor Chamel e Márcio Villefort, respectivamente, que receberam suas comendas das mãos de César Mattos. 

imageMonsenhor Chamel agradeceu as homenagens e reiterou a decisão assertiva da Diocese de Leopoldina de abraçar a ideia do Sicoob Coopemata de fazer da Residência de Nanzita um espaço dedicado à cultura. Márcio Villefort, por sua vez, destacou a magnitude do projeto e disse que hoje o Sicoob Coopemata é reconhecido nacionalmente e ainda vai crescer muito mais. O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, parabenizou a iniciativa e o apoio "efetivo" à cultura de nossa cidade empreendido pelo Centro Cultural Sicoob Coopemata. César Mattos encerrou a solenidade lembrando a presença da música e dos instrumentos musicais em sua origem. "E isto me motiva a incentivar ações culturais porque enquanto promovemos a Cultura estamos evitando que nossos jovens procurem outros caminhos nada nobres. A cultura, a música, a arte, nos leva a aprender valores sólidos e a entender melhor a vida" afirmou, agradecendo em seguida a presença de todos.

Veja no vídeo abaixo entrevista com Geraldo Majella Mazzini e César Augusto Mattos.  E, na Galeria, as fotos do evento. 






image

Fonte: Vídeo: Natália Melo

Tags: Centro Cultural, Sicoob Coopemata, homenagens, comenda





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: