Em 26/03/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Campanha contra a gripe deve começar dia 16 de abril

Para controlar a gripe, a prevenção continua sendo o melhor caminho

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e à morte

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e à morte

Download
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe deverá começar no dia 16 de abril. Ela é realizada geralmente nos meses que antecedem o inverno, período de maior incidência da doença. A vacina é uma forma eficaz de combate. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

Devem ser vacinadas pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Em Minas Gerais, a partir da pandemia de Influenza A/(H1N1) ocorrida em 2009, medidas de prevenção, controle e tratamento começaram a ser amplamente divulgadas pelas autoridades públicas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até agora, não foram notificados no Estado surtos de Síndrome Gripal.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Além da vacina, as ações de prevenção da transmissão da influenza incluem a etiqueta respiratória e a lavagem correta e frequente das mãos. Em caso de sinais e sintomas compatíveis, procure a unidade básica de saúde mais próxima de casa. Os medicamentos antivirais são disponibilizados para todos aqueles que tiverem indicação do profissional de saúde. (Foto: Reprodução da Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

Tags: gripe, vacina, campanha, idosos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: