Em 19/03/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Reunião da UREZOMA homenageia Doutor Hugo pelos seus cem anos de idade

Encontro também tratou de Febre Amarela, Atenção Básica a Saúde e a situação das Santas Casas

O encontro contou com médicos da cidade e região e terminou com homenagens

O encontro contou com médicos da cidade e região e terminou com homenagens

Download
Foi realizada no sábado, 17 de março, em Cataguases, a 472ª Reunião da UREZOMA - União das Associações Médicas Regionais da Zona da Mata. organizada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, o evento reuniu no Salão de Convenções do Bevile Hotel, diversos médicos da região e, além de tratar de uma extensa pauta, finalizou o encontro comemorando o aniversário de cem anos do médico Hugo Sodré Lanna, que dedicou sua vida à Pediatria em Cataguases.

Fundada há 52 anos, a UREZOMA é constituída pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba, Carangola, Muriaé, Ubá, Juiz de Fora, Manhuaçu, Ponte Nova, São João Nepomuceno e Viçosa. Ela funciona de forma itinerante, promovendo encontros mensais em cada uma dessas cidades, por meio de uma ação integrada com as sociedade médicas locais. Nestas reuniões, são discutidos temas científicos, éticos e assuntos de interesse da classe, conforme explicou ao Site do Marcelo Lopes, o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, médico Joseph Antônio Freire que, em seguida, fez a abertura do evento.

imageA reunião tratou como tema principal a Febre Amarela, doença que vem requisitando da população atenção e cuidados especiais, principalmente neste Verão em que se manifestou de forma mais abrangente e por ser letal. O médico infectologista e intensivista, Daniel Licy Gomes de Mello destacou a importância de abordar este tema e reiterou como sendo essencial a campanha de vacinação em andamento. "A vacina ainda é o melhor remédio contra a Febre Amarela", assegurou. Para ele somente a vacina - em curto prazo - é capaz de conter a doença.

Na sequência foi realizada uma Mesa Redonda sobre Saúde Pública com as participações dos médicos Delano Carlos Carneiro (presidente da UREZOMA); Manoel Torres Neto (representante da Associação Médica de Minas Gerais); Joseph Antônio Freire e Maria Ângela Girardi (diretoria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases) e de Jairo Antônio Silvério e José Nalon de Queiroz (conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais). os temas debatidos foram Atenção Básica em Saúde, a crise financeira das Santas Casas, o atraso de noventa dias para efetuar o pagamento dos plantões médicos, a pejotização da categoria médica que para receber seus honorários está se vendo obrigada a constituir uma empresa e os trinta anos de existência do SUS. Joseph Freire, por fim salientou que neste momento de crise na saúde é necessário "a união de todos os segmentos da sociedade".

imageO encontro ainda contou com a exposição da Biblioteca Virtual da Associação Médica de Minas Gerais que foi apresentada pelos funcionários Geraldo Luiz de Faria e Jean Pierre Paris Miranda. Também foram homenageados com uma placa de prata "Médico em Destaque" o oftalmologista Marcelo Bogado; o ginecologista e obstetra Marco Aurélio Miranda Mesquita e a gastroenterologista Tereza Cristina Bandeira Silva Titoneli. Uma homenagem especial foi feita ao médico pediatra Hugo Lanna - presente ao evento - pelo seu aniversário de cem anos de idade.

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: UREZOMA, médico, encontro, Hugo Lanna





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: