Em 14/03/2018 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Procon-Cataguases vai atender na Praça Rui Barbosa nesta quinta-feira

Motivo é a comemoração do Dia do Consumidor e o lançamento da Campanha "De Olho na Vitrine"

O PROCON-Cataguases quer conscientizar sobre a necessidade de mostrar claramente ao consumidor os preços dos produtos

O PROCON-Cataguases quer conscientizar sobre a necessidade de mostrar claramente ao consumidor os preços dos produtos

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15 de março é comemorado o Dia do Consumidor e o PROCON-Cataguases vai realizar atendimento especial na Praça Rui Barbosa, das 9h às 16 horas. É a Campanha "De Olho na Vitrine" voltada para o comércio varejista da cidade visando registrar reclamações dos consumidores que encontram algum tipo de irregularidade em lojas ou unidades comerciais. A informação foi dada pela Coordenadora do órgão na cidade, Patrícia Tobias Santos.

O PROCON foi criado para defender os direitos do consumidor. "Também buscamos garantir que nas relações de consumo, os consumidores recebam dos comerciantes informações corretas, claras e que os preços dos produtos e serviços tenham boa visibilidade e sejam afixados de forma que seja fácil sua leitura", explica. O órgão está funcionando atualmente no Centro Administrativo da Prefeitura, na Rua Gama Cerqueira, antigo Pronto Cordis, das 8h30min às 16h30min.

Durante todo o ano passado o PROCON-Cataguases registrou 4.863 atendimentos que resultaram em 313 reclamações contra fornecedores e empresas e 65 processos administrativos estão em andamento. O ranking final foi divulgado esta semana e traz como campeã de reclamações a empresa Oi Móvel S/A (613), com mais do que o dobro da segunda colocada, outra operadora de telefonia celular, a Vivo S/A (305). Completa o podium outro conhecido do setor, o Banco Mercantil do Brasil S/A., bem atrás com 159 reclamaçoes, conforme a lista divulgada por aquele órgão. No total, 309 empresas foram alvo de reclamações no PROCON-Cataguases ao longo de 2017. Segundo a mesma listagem, mais de uma centena delas com apenas uma reclamação.

Patrícia informa que o serviço de telefonia lidera o ranking de atendimentos desde 2016, "mas vale ressaltar que houve um aumento preocupante e significativo em relação aos Bancos comerciais, relacionados a empréstimos pessoais e a empréstimos consignados para os beneficiários do INSS, o que vem causando o endividamento de diversas pessoas. Contudo - continua a coordenadora - o PROCON de Cataguases está tomando medidas para tutelar os direitos garantidos no Código de Defesa do Consumidor. Inclusive, foi aberto um processo de Investigação Preliminar na 4° Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases, relacionado a empréstimos", completa. (Foto: Arquivo)

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Tags: PROCON, consumidor, preço, loja





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