Em 08/03/2018 às 22h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Chuvas causam estragos na cidade e nível do Rio Pomba está acima do normal

Rio Pomba subiu mas voltou a manter tendência de escoamento, conforme informação da Defesa Civil

Uma reunião no final da tarde desta quinta-feira, no gabinete do prefeito, revelou o risco de enchente em Cataguases

Uma reunião no final da tarde desta quinta-feira, no gabinete do prefeito, revelou o risco de enchente em Cataguases

Download
O Prefeito Willian Lobo convocou na tarde desta quinta-feira, 8 de março, uma reunião em seu gabinete – com a presença da imprensa - para discutir a situação da cidade, tendo em vista as fortes chuvas que vem caindo desde o início desta semana em Cataguases e na região, o que aumentou consideravelmente o nível do Rio Pomba e também do Ribeirão Meia Pataca. Participaram do encontro o vice-Prefeito Tita Lima, o coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires Júnior, os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Ângelo Lavorato, Desenvolvimento Social, Mirilane Licazali, Administração,  Cláudia Aline Vargas, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Michelangelo Correa, do servidor da Defesa Civil, Alexandre Rodrigues, popularmente conhecido como Tico Tico.

Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires Júnior, colocou todos a par da situação apurada até aquele momento. Segundo ele, tanto o Rio Pomba quanto o Ribeirão Meia Pataca tiveram um considerável aumento de seus volumes, não só pelas chuvas que se precipitaram em Cataguases, mas principalmente as que caíram nas cabeceiras do Pomba e de seus principais afluentes, como o Rio Novo e o Rio Xopotó. Ele informou que algumas cidades próximas já registraram alagamentos, mas, até aquele momento, os níveis vinham caindo. "Estamos monitorando toda a região, em contato com as defesas civis de outras cidades e também com os responsáveis pelas represas do entorno de Cataguases. Nestas, a situação já é considerada normal e todas operam dentro de suas vazões", explicou.

imageConforme Carlos Pires, a medição realizada no Rio Pomba no meio da tarde desta quinta-feira, por volta de 15h30min, apontava que ele se encontrava a 3,9 metros acima de seu leito; já o Meia Pataca voltou a sua caixa normal ao longo do dia, enchendo novamente esta noite com o forte temporal que desabou sobre a cidade. Carlos Pires afirmou que a Defesa Civil está em estado de atenção, principalmente porque as informações dos órgãos de meteorologia indicam que deve chover bastante na região até o começo da próxima semana. "Para se ter uma idéia, de segunda até quarta-feira desta semana, choveu em Cataguases quase 100 milímetros. No ano passado, durante todos os doze meses, a cidade acumulou 150 milímetros de chuva", comparou.

Ainda segundo o coordenador, o Plano de Contingência para chuvas no município está pronto e ele será acionado caso o Rio Pomba atinja 5,50 metros acima de seu leito. Ele também explicou que o transbordamento do curso d’água ocorre quando atinge 6,50 metros. A preocupação maior, no entanto, é com as encostas e possíveis deslizamentos de terra, conforme alertou Carlos Pires. "Com esse grande volume de chuvas que tivemos, o solo está muito encharcado e o maior perigo é mesmo a ocorrência de deslizamentos. Por isso, é importante que os moradores fiquem atentos a seus terrenos, principalmente em áreas de risco, próximas a encostas. Caso percebam alguma movimentação no solo, trincas nas paredes dos imóveis ou qualquer outro sinal de alerta, entrem imediatamente em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 para que possamos vistoriar o local", afirmou.

Até o final da reunião, acreditava-se que ao longo da noite de hoje, o Pomba voltasse naturalmente ao seu leito, mas a forte chuva no começo da noite causou vários transtornos na cidade e inundou algumas ruas, como as avenidas Astolfo Dutra, João Inácio Peixoto e Guido Marliére, por onde passam córregos que geralmente alagam rapidamente nas chuvas mais fortes. Conforme Carlos Pires, choveu em meia hora 63 milímetros, e a Defesa Civil foi acionada para atender a cinco ocorrências, todas relacionadas a deslizamento de terra. Por conta desta forte chuva e também de outra na cidade de São João Nepomuceno, que é cortada pelo Rio Novo, o Pomba voltou a subir agora a noite, chegando a medir 4,50 por volta de 19 horas. A partir daí começou a baixar novamente e, no momento, está com 4,45 metros acima de sua caixa. O  coordenador  também informou que, apesar destes acontecimentos, a situação em toda a região está controlada e sendo constantemente monitorada, uma vez que aquele órgão permanece em estado de atenção máxima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Da Redação

Tags: rio Pomba, enchente, Defesa Civil, alagamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: