Em 03/02/2018 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Casa da Nanzita será a sede do Projeto Encantando da Coopemata

Projeto Encantando reúne crianças e adolescentes em torno da música e do canto

Da esquerda para a direita: Alexandre Nunes, César Mattos, Camilo Cristovão e Dom José Eudes durante assinatura do comodato

Da esquerda para a direita: Alexandre Nunes, César Mattos, Camilo Cristovão e Dom José Eudes durante assinatura do comodato

Download
O Sicoob Coopemata e a Diocese de Leopoldina assinaram na tarde desta sexta-feira, 02 de fevereiro, na Casa Paroquial do Santuário de Santa Rita de Cássia um termo de Comodato de uso da Casa Ateliê Nanzita, situada na Avenida Astolfo Dutra, no centro de Cataguases. O imóvel, que é uma obra de arte da arquitetura modernista tombado pelo Patrimônio Histórico, foi deixado como herança àquela Diocese pela artista plástica cataguasense Nanzita Ladeira Salgado Alvim Gomes, que faleceu em 2007, aos 88 anos de idade.

imageO imóvel vinha sendo utilizado pela Igreja Católica como sede da formação religiosa de seminaristas, mas devido ao seus altos custos de manutenção a Diocese, através de seus Conselhos, decidiu arrendar o imóvel em regime de comodato. A ideia era repassar a casa para que ela abrigasse algum tipo de serviço relevante para a comunidade, explicou o Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que juntamente com o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, assinaram o documento que transfere o uso da Casa Ateliê Nanzita para aquela cooperativa.

A Coopemata vê aquele imóvel como ideal para abrigar o seu projeto social Encantando, que atualmente conta com 250 crianças e adolescentes de até 16 anos de idade, revelou César. "Nós queremos ampliar este projeto e havia a necessidade de realocá-lo em espaço próprio. Depois de muita pesquisa, chegamos à casa da Nanzita e, felizmente, nossas intenções e objetivos eram os mesmos da Diocese", explicou. Dom José Eudes informou que o comodato tem vigência de quatro anos podendo ser renovado. 

imageCésar revelou sua preocupação com a preservação do imóvel, projetado por Francisco Bologna e que tem também mobiliário de Joaquim Tenreiro, mural de Eméric Marcier e painel de azulejos de Anísio de Medeiros. "Esta é a nossa prioridade e já vamos fazer uma reforma para restaurar a Casa, preservando assim aquela importante obra de arte modernista", salientou. Somente após o término desta obra é que o projeto Encantando vai ocupar o novo espaço, o que deve acontecer em meados de março, prevê César. 

Além do Bispo Dom José Eudes e de César Mattos, participaram da assinatura do termo de comodato o Monsenhor Antônio Chamel, diretor de patrimônio daquela Diocese, o Chanceler do Bispo, Pedro Lopes, o padre Jorge Luis Passon, vigário do Santuário de Santa Rita de Cássia, o vice-presidente do Sicoob Coopemata, Camilo Cristovão Vicente, o gerente da agência daquela cooperativa em Cataguases, Alexandre Pinheiro Nunes, além do advogado da Coopemata, Sandro Cruzato e da coordenadora do projeto Encantando Lorena Miranda.

Veja fotos da assinatura do comodato.

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Casa, Ateliê, Nanzita, Coopemata, Encantando





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: