Em 16/01/2018 às 11h01 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases não tem casos de febre amarela e procura por vacinação aumenta

Mesmo sem nenhum registro da doença na cidade, a procura por vacinação tem aumentado.

Mesmo sem nenhum registro da doença na cidade, a procura por vacinação tem aumentado.

Download
Cataguases não possui nenhum caso suspeito de febre amarela, apesar da doença já ter feito onze óbitos confirmados em Minas Gerais até o momento, o último deles na Zona da Mata, na cidade de Goianá. Os demais casos da doença com morte foram registrados em Mar de Espanha, também na região, três em Nova Lima, dois em Mariana, um em Brumadinho, outro em Carmo da Mata e em Barra Longa.  Além disso, quatro casos suspeitos estão sendo investigados em Viçosa. No total foram doze pacientes com febre amarela confirmada no Estado, e destes, somente um se curou.

Conforme informou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cataguases, Tairises Roque, mesmo sem casos da doença, o setor está em alerta máximo. Segundo ela, no município foram encontrados três macacos mortos – que, como os humanos, são infectados pelo mosquito vetor da doença – e todos já foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise.

A procura pela vacinação contra a doença aumentou, conforme informou a coordenadora de imunização da Secretaria, Maria Angélica Lacerda Barbosa. Ela lembra que quem já foi imunizado, uma vez que a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação e é tomada normalmente aos 9 meses de idade por todas as crianças, não precisa de uma segunda dose, já que uma vez tomada, ela vale para a vida toda. "Mas quem tiver dúvida ou não tiver a comprovação da vacinação pode procurar nossas salas de vacinas e ser imunizado", afirmou, completando que há estoque suficiente para atender a população e que mais doses deverão chegar da Gerência Regional de Saúde, em Leopoldina.

Conforme explicou Maria Angélica, estão se vacinando principalmente a população flutuante, que são pessoas de outras cidades e até de outros estados que se encontram de passagem pela cidade, e também aquelas pessoas que tem dúvida se já tomaram a dose ou não. "Estamos trabalhando dentro do controle, mesmo com uma procura maior, que é natural em função dos casos que são divulgados na mídia", salientou a coordenadora de imunização, informando que neste mês, o Centro de Vacinas da Vila Tereza está funcionando de 7h30 às 17h, inclusive sem pausa para o almoço. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Paraíso e Leonardo estão com suas salas de vacina funcionando, a primeira de 7 às 13h e a segunda de 7 às 11h. Na zona rural, a Unidade de Saúde do distrito de Vista Alegre também está com sua sala de vacina em pleno funcionamento, durante todo o dia. Todas as salas atendem nos dias úteis.

imageA febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Da Redação

Tags: febre amarela, vacinação, cataguases, secretaria de saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: