Em 26/12/2017 às 18h17 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Setores bancário e de segurança repudiam películas espelhadas nas agências

Lei foi aprovada em setembro e começa a vigorar no próximo dia 1º. Somente o prefeito Willian Lobo pode revogá-la

Se entrar em vigor, lei coloca em risco a segurança no setor bancário do município

Se entrar em vigor, lei coloca em risco a segurança no setor bancário do município

Download
As agências bancárias de Cataguases, o Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região e a Polícia Militar ainda aguardam que o prefeito Willian Lobo de Almeida revogue a lei nº 4.434/2017, sancionada por ele no dia 02 de setembro último e que obriga a colocação de "adesivos ou películas espelhadas nos vidros de suas fachadas, para impedir visualização do interior da agência e seus caixas eletrônicos". Os bancos, para evitarem o pagamento da pesada multa, já começaram a se adequar, portanto, se o prefeito pretende agir, o prazo é curto.

De autoria do vereador Mauro de Oliveira Ruela, a lei foi criada, levada à votação e aprovada sem que os responsáveis pelas agências bancárias, do Sindicato da categoria, além da Polícia Militar e até clientes se manifestassem, disseram alguns gerentes de banco da cidade, que preferiram não se identificar, e o presidente da entidade sindical dos bancários, José Antônio Silva. A Lei entra em vigor no próximo dia 1º de janeiro. Unanimidade entre os setores envolvidos, alguns clientes também já perceberam que a iniciativa pode ser uma arma perigosa a mais para bandidos e pessoas mal intencionadas. 

Os vidros espelhados não permitem a visão de quem passa na calçada do interior das agências, o que coloca em risco a segurança dos bancários e de clientes que estão nestes locais fazendo suas movimentações financeiras. Nada impede que este cidadão ou cidadã seja surpreendido por um marginal no interior da agência que, protegido pelos vidros espelhados, pratique um assalto contra ela e leve todas as suas economias saindo de lá impune. Outras possibilidades são depredações dos caixas eletrônicos e da própria agência, abuso sexual e até estupro dentro destes estabelecimentos, alertam bancários, clientes e a própria PM. 

O presidente do Sindicato dos Bancários, José Antônio Silva, disse que a entidade é a favor apenas da colocação de vidros à prova de bala nas agências, mas que não concorda com a instalação de películas espelhadas nestas fachadas. "Nosso sindicato sequer foi ouvido a este respeito e isto coloca em risco a segurança tanto dos funcionários quanto dos clientes. Se ocorrer um assalto a uma dessas agências ninguém verá a movimentação estranha no seu interior o que favorece a ação criminosa", exemplificou. 

imageA Polícia Militar também é contra esta lei, conforme informou o Tenente Marinato, comandante do policiamento em Cataguases. Segundo revelou, a corporação somente foi chamada a se manifestar após a sua aprovação. "Nós estivemos reunidos com os vereadores após a lei ser aprovada e depois de colocarmos os problemas quanto à segurança de trabalhadores e clientes, os vereadores nos informaram que ela seria revista, mas depois disso ninguém mais nos procurou", disse. Para o Major Willian Machado, a aprovação da lei é um sério risco para a segurança no município.

Segundo apurou a reportagem do Site, as agências bancárias em Cataguases vão realizar as obras de adequação de suas fachadas em cumprimento à nova lei durante esta semana. Se o prefeito Willian Lobo agir rápido e avisar aos gerentes que vai revogar a lei, seu gesto poupará gastos desnecessários e dará uma enorme contribuição para a segurança do setor bancário em nosso município. Afinal com tantas agências na região sendo alvo de criminosos este seu simples gesto pode significar poupar vidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: banco, lei, segurança, agência, clientes





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: