Em 26/12/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Defesa Civil e Energisa se manifestam sobre o temporal desta segunda-feira

Destelhamento de casas e quedas de árvores ocorreram em diversos bairros, além da interrupção no fornecimento de energia elétrica

Apesar do grande número de imóveis destelhados parcialmente, não houve feridos em decorrência do temporal

Apesar do grande número de imóveis destelhados parcialmente, não houve feridos em decorrência do temporal

Download
A Defesa Civil de Cataguases informou nesta manhã de terça-feira, 26 de dezembro, que ainda está com sua equipe nas ruas fazendo um balanço do temporal e vendaval ocorridos na tarde desta segunda-feira, 25, dia de Natal. A Energisa também divulgou no final da manhã um comunicado em que fala em "estragos e sérios danos à rede elétrica", além das providências que está tomando para que a situação retorne à normalidade o mais breve possível.

O coordenador da Defesa Civil em Cataguases, Carlos Henriques Pires Júnior, ressaltou que os problemas registrados durante o temporal com ventos fortes se restringiram a destelhamento de imóveis, queda de árvores e o trasbordamento do córrego Lava-Pés, este último, recorrente a cada chuva mais forte na cidade. "Não tivemos nenhuma pessoa ferida, nem tampouco desabrigada, bem como também não ocorreram deslizamentos de terra ou queda de barrancos", salientou.

Foram registradas quedas de árvores e destelhamento nos seguintes bairros: Centro, Bela Vista (BNH), Justino, Haidée, Popular e Vila Tereza, conforme revelou Carlos Pires. Ele informou também que choveu 31 milímetros sobre Cataguases na tarde desta segunda-feira, um volume considerado por ele "elevado" para um curto período de tempo. A equipe de Defesa Civil está percorrendo as regiões afetadas e a Prefeitura está realizando o trabalho de limpeza das ruas, disse o coordenador da Defesa Civil.

imageEm comunicado divulgado à imprensa no final da manhã desta terça-feira, a Energisa informou que a região de Ubá, Cataguases e Leopoldina foi atingida por "temporais e fortes ventos". Ainda segundo o texto, "em função disso foi registrado um volume de ocorrências emergenciais 60% maior nesta segunda comparando-se com a média dos demais dias do mês de dezembro, o que acarretou no enquadramento de Dia Crítico para empresa."

De acordo ainda com o comunicado da Energisa "equipes da empresa foram reforçadas de imediato e o fornecimento de energia foi restabelecido para a grande maioria dos clientes afetados na tarde de segunda. A empresa continua trabalhando em tempo integral com equipes extras para solucionar as ocorrências isoladas pendentes e normalizar o atendimento ao todos os clientes." A nota acrescenta que a Energisa está preparada para enfrentar situações de emergência e sistemas automatizados que permitem "agilizar a recomposição do sistema". O texto termina indicando o site da empresa e suas páginas nas redes sociais como forma de atendimentos imediatos, além da utilização do aplicativo Energisa On.

Veja, abaixo, o comunicado da Energisa na íntegra:

Fortes chuvas atingem cidades da Zona da Mata

Nesta segunda-feira, 25 de dezembro, temporais com fortes ventos atingiram a Zona da Mata, causando estragos e sérios danos à rede elétrica da região de Ubá, Cataguases e Leopoldina e proximidades.

Em função disso, foi registrado um volume de ocorrências emergenciais 60% maior nesta segunda comparando-se com a média dos demais dias do mês de dezembro, o que acarretou no enquadramento de Dia Crítico para empresa. Este fato se deu em função, principalmente, pelo elevado volume de raios, queda de árvores e telhados que caíram sobre a rede de distribuição de energia.

Equipes da empresa foram reforçadas de imediato e o fornecimento de energia foi restabelecido para a grande maioria dos clientes afetados na tarde de segunda. A empresa continua trabalhando em tempo integral com equipes extras para solucionar as ocorrências isoladas pendentes e normalizar o atendimento ao todos os clientes.

Para enfrentar as situações de emergência e minimizar os efeitos, a Energisa está preparada com equipes treinadas e mobilizadas para atender à população o mais rápido possível, além de reforço das equipes de campo.

O sistema elétrico da Energisa também conta com equipamentos automatizados, que permitem manobras a distância, diretamente pelo Centro de Operação, buscando agilizar a recomposição do sistema.

Fique atento a cuidados importantes: retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras.

Em caso de urgência, entre em contato conosco pelas redes sociais, pelo aplicativo Energisa On ou pelo nosso site www.energisa.com.br.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: destelhamento, energia elétrica, queda de árvores, temporal, vendaval





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: