Em 22/11/2017 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto "O que queremos para o mundo?" chega a Cataguases e envolve estudantes

O projeto já percorreu várias cidades brasileiras e também passou por países dos continentes africano e europeu

O projeto já percorreu várias cidades brasileiras e também passou por países dos continentes africano e europeu

Download
Foi aberto na segunda-feira, dia 20 de novembro, o projeto "O que queremos para o mundo?", uma iniciativa da Cocriativa Conteúdos Audiovisuais, com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Rouanet, com o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata, do Instituto Fábrica do Futuro e da Prefeitura de Cataguases. O projeto, que já percorreu várias cidades brasileiras e também passou por países dos continentes africano e europeu, é destinado a alunos das redes de ensino municipal e estadual da cidade, na faixa etária de 10 a 11 anos, que terão a oportunidade de refletir sobre o futuro do planeta por meio de diversas atividades pedagógicas, que acontecem no Pina (Ponto de Interação das Artes), no bairro Guanabara.

imageNa prática, a iniciativa promove reflexões e leva as crianças a entrarem no "Jogo dos Mundos", uma atividade audiovisual cooperativa, na qual elas são desafiadas a agirem diante de cenários socioambientais e tecnológicos. Para vencer, os estudantes precisam criar e produzir um filme imaginário e, no encerramento, é gravado um manifesto contando o que os participantes querem para o mundo. A atividade acontece em um espaço cenográfico, que reconstrói a casa da árvore, que está no longa metragem "O que queremos para o mundo?", filme que idealizou o projeto. Os mediadores da exposição são alunos das Faculdades Integradas de Cataguases e do Colégio Cataguases que participaram de uma capacitação no mês de setembro. As datas de realização do projeto foram previamente agendadas com as escolas e todas as vagas estão preenchidas.

Joana Braga que é produtora-executiva do projeto, conta que os recursos utilizados na atividade levam os participantes a perceberam sua relação com o mundo em diversas situações. "A partir daí atinjimos o objetivo principal do projeto, que é gerar múltiplas percepções sobre o mundo que eles desejam construir. Ao mesmo tempo, as atividades pedagógicas dão voz às crianças, estimulam o respeito, o trabalho em equipe e a criatividade", explicou. Ainda segundo ela, as tecnologias audiovisuais para o ensino-aprendizagem têm o propósito de facilitar processos de interação entre alunos e professores e estimular as crianças a pensarem, interagirem e construírem representações sobre o mundo em várias situações do dia a dia. Ainda fazem parte do projeto exibições audiovisuais educativas, dinâmicas de grupo e mini-oficinas com os temas do filme.

imageO projeto "O que queremos para o mundo?" fica em Cataguases até o dia 6 de dezembro e o calendário com as datas da participação das escolas está preenchido. Na segunda-feira, participaram 20 alunos da Escola Municipal Flávia Dutra, na parte da manhã, e mais 20 estudantes da Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães, na parte da tarde. Até o dia 6, outras 23 instituições e grupos de estudantes também terão a oportunidade de participarem do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Da Redação

Tags: estudantes, cultura, Polo, Audiovisual





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: