Em 17/11/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases sedia Fórum pela Igualdade Racial

Autoridades presentes à abertura do 11º FOPPIR que acontece no Colégio Cataguases até domingo

Autoridades presentes à abertura do 11º FOPPIR que acontece no Colégio Cataguases até domingo

Download
Acontece desde a noite desta quinta-feira, 16 de novembro, nas dependências do Colégio Cataguases, o 11º FOPPIR - Fórum pela Promoção da Igualdade Racial - cujo tema é "Educação e Saberes Populares". O evento foi aberto oficialmente na manhã desta sexta, 17, e contou com as presenças de lideranças do Movimento Negro, do deputado federal Padre João, do prefeito Willian Lobo de Almeida, dos secretários municipais Mirilane Licazali, de Assistência Social e uma das organizadoras do Fórum e Fausto Menta, Cultura e Turismo, além de Rita Sueli Bento, coordenadora local do encontro e de Sebastião Augusto Farinhada, coordenador do Fomene - Fórum Mineiro de Entidades Negras.

imageEsta edição do FOPPIR, conforme revela José Weber Pereira (foto ao lado), responsável pela divulgação do evento, tem como objetivo discutir todas as políticas públicas e as questões relacionadas a igualdade racial, além da cultura afrobrasileira."Conseguimos envolver mais de vinte e sete entidades do Movimento Negro que trabalham as questões raciais nos seus municípios para este encontro", conta. Ele informou ainda que o Forum vai discutir saúde, juventude, educação, mulher, entre outros temas e vai promover oficinas práticas de tambores, dança e penteados afros. O FOPPIR reúne representantes de todo o Estado de Minas Gerais, mas a presença mais significativa são de municípios da Zona da Mata, completou.

A Secretaria de Assistência Social organizou o evento juntamente com as entidades representativas do Movimento Negro em Cataguases como Movimento Cultural Ganga Zumba, Agentes Pastorais Negros (APN), Grupo de Capoeira Abadá e Grupo de Capoeira Corda Preta. Mirilane Licazali disse que esta edição do FOPPIR é marcada pelo apoio que a atual administração municipal está dando ao evento. "É a primeira vez que um prefeito abraça o FOPPIR, porque várias vezes foi solicitado ao município mas nunca foi abarcado isso. No início deste ano, em uma reunião com vários movimentos negros de Cataguases, ficou definida sua realização com o prefeito Willian que abraçou o evento", explicou. Mirilane disse que este FOPPIR "será um divisor de águas porque trata-se de empoderar os movimentos negros de Cataguases e as lideranças e também definir o rumo da política pública da igualdade racial vai ter no município a partir de agora", explicou.

imageCom uma abertura recheada de cantos e danças afros, inclusive com a execução do Hino Africano, a presença das divindades religiosas cultuadas por aquele povo, a abertura teve também a execução do Hino Nacional Brasileiro acompanhado por tambores e atabaques. O prefeito Willian Lobo (foto ao lado) lembrou sua origem humilde ao falar da exploração vivida pelo negro e não economizou nos elogios a Mirilane "que incorpora a cultura negra, sofre um preconceito enorme por causa de sua cor, mas chegou à Secretaria para mudar a história de nossa cidade", afirmou. Ele encerrou colocando-se à disposição do Movimento Negro para promover sua cultura.

imageSebastião Farinhada e Rita Bento (foto ao lado) agradeceram o apoio do prefeito ao evento e aos organizadores. Farinhada lembrou os anos de escravidão e completou dizendo que ainda há muito a fazer em busca da igualdade racial. Padre João (foto abaixo), deputado federal comprometido com o Movimento Negro, entre outros envolvendo as minorias, lembrou que se hoje já está "dificil promover a igualdade racial, a partir do ano que vem, se não conseguirmos mudar isso até dezembro, os recursos para o SUAS sofrerão um corte de 98%". Em sua opinião, esta realidade faz parte do "golpe para assumir o poder do país em 2016 e quer manter os negros e demais movimentos populares à margem, distante da cidadania". Para o deputado, este retrocesso terá como maiores vítimas as próximas gerações.

imageA programação do 11º FOPPIR prevê para esta sexta-feira, uma Roda de Conversa sobre o tema do evento, animação e um momento cultural à noite. Neste sábado o público será dividido em grupos temáticos para definição de propostas e no fim da tarde, uma plenária irá escolher quais deverão ser encaminhadas para as autoridades. À noite, acontece outro momento cultural. Domingo, as atividades encerrarão ao meio dia após uma vivência cultural ao longo da manhã. Os participantes também farão uma avaliação do Fórum e, em seguida, será servido um almoço de confraternização.

Veja abaixo mais fotos do evento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Racial, FOPPIR, negro, movimento, cultura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: