Em 17/11/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prova do Enem foi "cansativa e longa", avalia diretor do curso Percurso

Professor Gustavo Romanhol analisou o Enem deste ano com exclusividade e considerou a prova Ciências da Natureza a mais difícil

A expectativa de Gustavo é de que o Percurso tenha um número recorde de aprovados nesta edição do Enem

A expectativa de Gustavo é de que o Percurso tenha um número recorde de aprovados nesta edição do Enem

Download
O professor e proprietário do Percurso, um dos principais cursos preparatórios para o Enem em Cataguases, e também para o ingresso de alunos em escolas como Coluni e Cefet, por exemplo, Gustavo Pereira Romanhol, avaliou com exclusividade para o Site do Marcelo Lopes, a prova do Enem que terminou no último domingo, 12 de novembro. Para ele, o novo sistema de aplicação das provas foi  "aparentemente mais cansativo e longo que os anos anteriores. Gustavo diz que "a organização das questões de linguagens junto com as de humanas pode ter sido considerada pior pelos candidatos do que as de exatas e natureza." O professor ressalta que, "da maneira que era antes, o equilíbrio era melhor."

imageSobre a Redação, ou melhor, o tema escolhido para que os alunos dissertassem a respeito, também surpreendeu Gustavo. No Percurso, ele lembra, a Redação recebe total atenção por parte dos professores, mas  o que pode ter contribuído para atrapalhar o desempenho dos alunos nesta prova é "a pouca familiaridade com o tema, mas é importante tratar um assunto como esse, pois julga de forma positiva a inserção do tema na pauta das discussões sobre inclusão social, dificuldade", ressalta Gustavo. O lado positivo deste tema, na sua visão é que "por ser um tema específico, facilita o aluno a não perder o foco e ajuda a não desviar da proposta."

Gustavo, porém, vê a prova de Ciências da Natureza, "a mais difícil desde 2009, se não a mais difícil desde a criação do Enem", assegura. Ele explica revelando uma teoria a respeito da história do Enem. "Uma possível explicação para isso, é que as provas de 2009 até 2016 se destinavam a validar a formação do ensino de jovens e adultos para o ensino médio. Como esta certificação não existe pelo ENEM, essas questões não precisavam aparecer mais", explica. 

imagePor fim, Gustavo diz ser necessário que o aluno se adapte à realidade do Enem e dedique-se bastante ao estudo, na escola em que está matriculado e também em um curso preparatório de pré-vestibular. "Além disso é fundamental que o aluno estude sozinho em casa. "É mais importante o tempo que você passa estudando sozinho do que aquele que passa assistindo as aulas", conclui o proprietário do curso Percurso que está na expectativa de aprovar o maior número de estudantes entre os cursos pré-vestibulares da região.



Última atualização às 10h43min
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Enem, Percurso, prova, vestibular, alunos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: