Em 28/10/2017 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Energisa inaugura painel de azulejos em frente a sua sede

Iniciativa é da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho que está comemorando seus trinta anos de atividades.

A família Botelho, autoridades e demais convidados em frente ao Painel recém inaugurado

A família Botelho, autoridades e demais convidados em frente ao Painel recém inaugurado

Download
A Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e a Energisa, inauguraram na manhã deste sábado, 28 de outubro, o painel de azulejos "Alegoria Elétrica", instalado na fachada da nova sede daquela distribuidora de energia elétrica. O evento integra as comemorações pelos 30 anos de atividades daquela Fundação Cultural que se estende até domingo, com a exibição na noite de sábado, do filme "Vaga-Lumes", de Daniela Guimarães e domingo com o espetáculo "O Batizado" com o palhaço Gregório Augusto, nova criação do ator Marco Andrade e, em seguida, a apresentação do Ballet do Amor Brasileiro, previsto para a Praça Santa Rita, caso não chova.

imageO Painel de Azulejos "Alegoria Elétrica" é uma criação de Rafael Zavagli e execução do Ateliê Telmo Pereira (Portugal) - ambos na foto ao lado - e sua inauguração contou com a participação especial dos palhaços Biskui e Alzhyminu e com apresentação da Banda de Música Princesa Leopoldina que, inclusive, encerrou seu show executando o Dobrado Ormeo Junqueira Botelho (vídeo com parte da apresentação ao final da matéria). E, como disse o Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Fausto Menta, "é um presente para Cataguases após mais de cinquenta anos do último painel como este recebido pela cidade". Os dois criadores da obra, também estavam presentes e receberam aplausos do público. A cerimônia contou também com as presenças da Família Botelho, os patriarcas Ivan e Stella e os filhos Ricardo e Mônica Botelho, além do presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani e dos conselheiros da empresa.

imageIvan Botelho (foto) fez a abertura da solenidade com um discurso onde contou o início da empresa lembrando que a luz elétrica chegou em Cataguases em 1908 e que hoje a empresa inaugura sua nova sede, centralizando todos os serviços administrativos na cidade. "Somente este prédio aqui onde estamos e que acaba de ser inaugurado tem 6.500 metros quadrados e vai abrigar quase 650 funcionários. No outro, também em construção e que será inaugurado em breve, teremos também quase o mesmo número de funcionáriso, totalizando 1.300 empregos só aqui em Cataguases", salientou. O presidente do Conselho de Administração da Energisa, elogiou a qualidade da mão de obra da cidade e falou do início da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, criada em 1987 pelo então presidente da empresa, Manoel Otoni Neiva, com o objetivo de "promover a arte para a população". Elogiou a atuação de Mônica Botelho à frente da entidade, disse que o Painel de Azulejos faz jus à tradição da cidade e o dedicou ao povo de Cataguases, sendo aplaudido pelos presentes.

imageFausto Menta agradeceu a instalação de mais uma obra de arte em Cataguases, disse estar muito feliz com as atividades culturais desenvolvidas pela Fundação e que a entidade é um orgulho para Cataguases. Ele que já trabalhou na instituição por 12 anos, hoje tem na Fundação uma de suas principais parceiras no desenvolvimento de projetos culturais para o município. Após o descerramento do painel de azulejos, o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, discursou, já que ele se atrasou para o evento devido a outros compromissos. Ele salientou o trabalho da Fundação Ormeo no município, afirmou que o painel de azulejos "enriquece o acervo de obras de arte a céu aberto existente no município" e agradeceu o "empenho da Fundação na promoção da Cultura em nossa cidade."




image

image

image

image

image

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Painel de Azulejos, Fundação Cultural, Energisa, trinta anos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: