Em 24/10/2017 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vinte e duas pessoas largam o cigarro através do Programa de Combate ao Tabagismo

O grupo concluiu o trabalho nesta segunda-feira, 23, e novas turmas começam no próximo dia 06 de novembro

A entrega dos certificados culmina o trabalho desenvolvido para abandonar o cigarro

A entrega dos certificados culmina o trabalho desenvolvido para abandonar o cigarro

Download
A noite desta segunda-feira, 23 de outubro, vai ficar marcada na vida de vinte e duas pessoas. Motivo: elas conseguiram parar de fumar. Para alcançarem este objetivo participaram do Programa de Combate ao Tabagismo mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. A última etapa deste processo aconteceu no Posto de Saúde do Bairro Paraíso quando foi proferida uma palestra final pela psicóloga Elisa de Oliveira Macedo e o encerramento foi feito pelo médico coordenador do programa, Joseph Freire.

A equipe multidisciplinar que participa do programa  conta  ainda  com os profissionais Ana Cristina Portugal Carneiro
(Fonoaudióloga); Laís Rodrigues (Farmacêutica); Tereza Cristina Chamhum Salomão (Assistente Social); Camila Soares Garcia (Nutricionista); Liliane Cristina da Silva Tavares (Fisioterapeuta); os enfermeiros Gustavo Benini de Oliveira e Graziele Mota Dias Bustamante, além do Educador Físico, Rodrigo Almeida Aguiar. O evento foi um momento de comemoração pelo grupo ter alcançado o objetivo, disse o médico Joseph Freire.

imageDos vinte e dois participantes do programa, dezessete estiveram presentes e receberam seus certificados, após terem aceitado, em junho, o desafio de abandonar o cigarro, revelou Joseph. Ao entrarem no programa todos passaram por uma avaliação prévia, consulta médica e receberam medicamentos auxiliares que contribuem para o abandono do vício do tabaco. A partir daí todos os participantes foram monitorados e a cada reunião semanal o grupo assistia palestras e fazia outras atividades, explicou o médico coordenador do programa.

Joseph parabenizou a todos pela importante conquista e disse que outras três turmas do Programa contra o Tabagismo vão começar no próximo dia 06 de novembro. Estiveram presentes ao evento, o Secretário Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira e a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Uiara Mantovani. Após a entrega dos certificados aconteceu uma alegre confraternização. Eliermes ressaltou a importância desse programa que "garante a qualidade de vida das pessoas e evita gastos enormes em decorrência dos males provocados pelo fumo", avaliou.

Veja na galeria abaixo as fotos dos participantes que concluíram o pograma.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Tabagismo, cigarro, Programa, combate





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: