Em 20/10/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases vai implantar o Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais

A apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais coube ao geólogo e pesquisador da UFV, Leonardo de Souza

A apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais coube ao geólogo e pesquisador da UFV, Leonardo de Souza

Download
Foi realizada na última quarta-feira, dia 18, uma reunião para apresentar as linhas gerais do Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais, que visa traçar diretrizes e ações para dar mais segurança à população no que se refere a riscos de acidentes causados por chuvas e outros fenômenos naturais, como deslizamentos e inundações. Realizada na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), a reunião contou com a participação de representantes do poder público e lideranças comunitárias, e foi conduzido por uma equipe técnica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela elaboração do plano, em parceria com o Ministério das Cidades.

imageA apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais coube ao geólogo e pesquisador da UFV, Leonardo de Souza, que demonstrou com fotografias as enchentes ocorridas na cidade, suas consequências e áreas com risco de deslizamentos, que foram detectadas pela equipe, com auxílio da Defesa Civil de Cataguases. Segundo ele, o trabalho deverá atualizar dados disponíveis, inserir novos estudos e vai envolver geógrafos, engenheiros civis, engenheiros ambientais, geólogos e sociólogos.

O planejamento prevê a atualização do levantamento das áreas de risco no município e, na sequência, a elaboração de projetos de intervenções estruturais. Além disso, a equipe da UFV e os técnicos da prefeitura vão desenvolver atividades de planejamento e prevenção, preparando a comunidade para lidar com situações de emergência. O geólogo Leonardo de Souza parabenizou o município, na oportunidade, pela mobilização da sociedade neste primeiro momento de construção do Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais.

imageAcompanhado da socióloga Uiara Maria da Silva e do geógrafo Leandro Antônio Roque, também da UFV, Leonardo lembrou que o Plano organiza e atualiza informações sobre os espaços mais vulneráveis no município, além de esclarecer e motivar a população com ações educativas o que, segundo avalia, "pode propiciar futuros repasses de recursos federais, previstos no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Ministério das Cidades".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Da Redação

Tags: desastres, natureza, chuva, deslizamentos, inundação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: