Em 16/10/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Recreio sofre com a falta d'água e nível do reservatório é o pior da história

O nível do manancial que abastece Recreio está critico e a cidade vive a maior crise hídrica de sua história

O nível do manancial que abastece Recreio está critico e a cidade vive a maior crise hídrica de sua história

Download
Há três anos a população de Recreio/MG (57 km de Cataguases) sofre com os problemas ocasionados pela falta de chuva e, em 2017, o colapso hídrico que assola várias cidades do Brasil, chegou ao ápice naquele município. O nível do manancial que abastece a cidade é o pior da história desde a criação do SAAE em 1967, conforme revela os técnicos daquela autarquia.

Para tentar trazer a água da área da Serra das Virgens, no lago que fica a aproximadamente dois quilômetros da área urbana, o SAAE instalou duas bombas para levar a água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) e daí ser levada até às residências após receber o tratamento que a torna própria para o consumo. Normalmente esta água chega até à ETA por gravidade.

Nos últimos meses a empresa responsável pelo fornecimento de água tem envidado esforços para amenizar o problema de abastecimento no município. Um açude, que pertence a uma propriedade particular foi aberto logo acima do manancial e um projeto de recuperação de 50 mil litros/dia de lavagem de filtros da ETA foi implantando, porém, o resultado ainda não é satisfatório devido a longa estiagem.

No dia 26 de setembro um decreto de situação de emergência foi assinado pelo prefeito de Recreio, Zé Maria Barros. O SAAE então definiu o abastecimento de água entre as 18h e meia noite. Nos últimos dias, porém, a pouca água bruta que está chegando até à ETA não é o suficiente para ser enviada às caixas d’água dos bairros mais altos da cidade.

Um mês antes, em agosto, o prefeito apresentou à Fundação Nacional de Saúde - FUNASA - um projeto para perfuração de poços artesianos e melhoria do sistema de abastecimento de Recreio. A proposta ainda está em análise naquele órgão. Enquanto isso, pipoca nas redes sociais reclamações de vários bairros que estariam sem água há vários dias.

Os problemas provocados pela estiagem em Recreio e, por consequência, com o fornecimento de água à população começou em 2014. Naquele ano foi inaugurado o racionamento e, desde então, a medida vem sendo adotada pelo SAAE. Mesmo com a previsão de chuva para esta segunda e terça-feiras anunciado pelos sites de meteorologia, se ela se confirmar, não será suficiente para por fim ao problema hídrico, que necessita de um período longo de chuva para se normalizar. (Fotos: Site Pólis)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Site Pólis

Tags: água, racionamento, Recreio, manancial





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: