Em 13/10/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Além Paraíba quer terceirizar o Cine Teatro Brasil

Fachada do cinema que a prefeitura quer repassar para a iniciativa privada

Fachada do cinema que a prefeitura quer repassar para a iniciativa privada

Download
A Prefeitura de Além Paraíba/MG (67 km de Cataguases) planeja terceirizar o Cine Teatro Brasil ainda esse ano. O prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior informou sua intenção a membros do Conselho Municipal de Cultura e vai ouvir, também, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. A decisão final é do prefeito e não cabe deliberação de qualquer outro órgão. 

A situação atual do prédio
O Cine Teatro Brasil não exibe filmes há mais de um ano e da forma em que se encontra não voltará a exibir. O projetor comprado para o cinema na época de sua reforma no segundo mandato do ex-prefeito Sérgio Ribeiro atualmente é peça de museu. Hoje os filmes são digitais, enviados para os cinemas via internet banda larga diretamente das distribuidoras e requer um projetor digital de alta resolução. Um equipamento de projeção digital e sonorização (mono, não estéreo, nem tampouco com tecnologia surround sound custa em torno de 210 mil reais).

Além da projeção, o Cine Teatro Brasil desde que foi inaugurado, nunca foi realmente reformado. Dezenas de suas cadeiras que são da época do Circuito de Cinemas Brasil, foram encapadas com napa vermelha, estão quebradas. A iluminação está com a maioria de suas lâmpadas queimadas. O ar condicionado precisa ser consertado ou trocado; partes do teto da sala de espetáculos, banheiros e outras dependências apresentam sérios danos. A iluminação profissional tem poucos holofotes funcionando. Os camarins e as paredes de grande parte do prédio revelam infiltrações. O custo aproximado para reformar a parte física do imóvel, sem contar a troca de projetor, reforma de refrigeração, sonorização e parte elétrica chega a R$ 500 mil. Com a troca necessária de equipamentos, substituição das cadeiras que têm mais de 50 anos, o custo da obra pode chegar a R$ 900 mil.

Terceirizar sob condições
O prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior quer uma empresa especializada no setor assuma a gestão do espaço e, em contrapartida, reforme completamente o prédio e adquira novos equipamentos para o espaço. O prefeito quer seja constante a projeção de filmes exclusivamente lançamentos. Tudo isso constará do Edital de sua privatização que deverá ser divulgado em breve. O Edital deve reservar datas para a Prefeitura utilizar o espaço ou repassá-lo a promotores culturais para que possam promover apresentações que de fato visem a promoção cultural no Município. Sua terceirização é dada como certa pelas fontes ouvidas pelo Jornal A Gazeta. (Foto: Adenilson Mendes/A Notícia é)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Dauro Machado

Fonte: Jornal A Gazeta

Tags: Cine Teatro Brasil, prefeitura, Além Paraíba, terceirizar





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: