Em 13/10/2017 às 07h42 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Apesar de não economizar energia, horário de Verão começa neste domingo

Download
A edição 2017/2018 do horário de verão terá início à zero hora deste domingo, 15 de outubro. Assim que o relógio marcar este horário eles deverão ser adiantados em uma hora em 10 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, além do Distrito Federal. A medida permanecerá em vigor até dia 17 de fevereiro.

Esta é a 33ª edição consecutiva do horário de verão, que no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1931, e desde 1985 passou a ser praticado anualmente.

Possibilidade de extinção do horário
Estudos realizados neste ano pelo Ministério de Minas e Energia concluíram que o horário de verão já não resulta em economia de energia significativa como ocorria no início de sua implantação, bem como não tem relação direta com uma eventual redução de consumo. Isto porque, segundo os técnicos do setor, o consumidor adquiriu novos hábitos que mudaram o perfil de consumo no país.

Com base nesses resultados o governo considerou a possibilidade de cancelar a medida neste ano, porém, alegou não ter tido tempo hábil para a realização de uma consulta pública e a decisão de manter o horário para este ano foi mantida pelo presidente Michel Temer. O horário de Verão, no entanto, poderá não ser adotado a partir de 2018, até porque sua implantação sempre dividiu os brasileiros. Aliado a isso, o próximo ano é de eleições e a medida seria simpática ao eleitor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações da Rádio Muriaé

Tags: energia elétrica, horário de verão, consumo, relógio





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: