Em 11/10/2017 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Empresários esclarecem vereadores sobre a importância da criação do Codec

Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - Codec - precisa ser criado em lei para começar a elaborar ações em prol do município

Empresários e vereadores conversaram sobre a importância da criação do Codec

Empresários e vereadores conversaram sobre a importância da criação do Codec

Download
Um grupo representando os maiores empresários de Cataguases estiveram reunidos nesta manhã de quarta-feira, 11 de outubro,  na Câmara Municipal com os vereadores e secretários municipais. O motivo do encontro foi apresentar o Projeto de Lei elaborado por eles e adaptado pelo Executivo que cria o CODEC - Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - e, na ocasião solicitar aos membros do Legislativo empenho na sua aprovação. Ao final, o presidente da Câmara, Michelangelo Correa, juntamente com o vereador Vinícius Machado, da Comissão de Constituição e Justiça, anunciaram que o texto será votado na próxima terça-feira, 17.

imageO presidente da Energisa, Eduardo Mantovani (foto), falou em nome do grupo composto pelo presidente da Companhia Industrial Cataguases, José Ignácio Peixoto Neto; diretor da Zollern, Pedro Paulo Almeida; Diretor da Casa Mattos, Dida Mattos; Diretor do Supermercado Morais, Mário Lúcio Morais; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Humberto Lanziéri; Vice-Presidente do Sicoob Coopemata, Camilo Cristovão Vicente, e o diretor da Precisão Contabilidade, Jesusimar Dornelas, entre outros. Também participou o diretor jurídico da Energisa Minas Gerais, Eugênio Kneipp Ramos.

Conforme explicou Eduardo Mantovani, desde a elaboração do diagnóstico sobre Cataguases realizado pela Fundação Dom Cabral com o patrocínio da Energisa, Bauminas, Sicoob e Supermercado Morais, surgiu a necessidade de se criar o Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - Codec - por meio de um projeto de lei de autoria do Executivo. Ainda segundo Mantovani, o texto foi cuidadosamente elaborado e negociado com o Executivo suas atribuições e, agora, acaba de ser enviado ao Legislativo para ser votado. "É aqui que precisamos do apoio maciço dos vereadores para que o aprovem e possamos dar início ao trabalho pelo desenvolvimento de Cataguases", completou.

imageMantovani revelou que este grupo de empresários vem trabalhando no sentido de promover o desenvolvimento do município desde o início do projeto com a contratação da pesquisa. Entre outros exemplos de atuação, citou a interação com o Governo de Minas para concluir a estrada da Empa. Por fim detacou que o Codec será um órgão deliberativo, normativo e consultivo tendo como finalidade formular, supervisionar e propor a execução das políticas de desenvolvimento humanos, econômico e sustentátvel. O órgão será apartidário com participação de voluntários e com foco no desenvolvimento econômico. Após aprovado ele vai funcionar em uma sala na Praça Rui Barbosa, cedida pela Associação Comercial e Industrial de Cataguases, conforme acrescentou o presidente da Energisa.

O Codec vai, ainda, administrar o Fundo de Desenvolvimento de Cataguases - Fundec - a ser criado, cujos recursos serão aplicados mediante programas e prioridades definidas pelo Conselho. Ele será composto por Plenário, Mesa Diretora e Câmaras Técnicas Setoriais onde serão tratados os assuntos por área de atuação. Para integrar o Codec o candidato deve ser indicado por uma entidade local devidamente reconhecida. Para o seu funcionamento diário o órgão vai contar com um secretário executivo com experiência de mercado. Logo depois da aprovação da lei criando o Codec, será enviado à Câmara Municipal outro projeto de lei, desta vez criando o Fundo de Desenvolvimento de Cataguases e só depois disso, o Codec vai entrar em funcionamento efetivo, explicou Eduardo Mantovani.

imageOs vereadores se mostraram bastante otimistas com o projeto e as explicações de Eduardo Mantovani. Michelangelo Correa convidou, inclusive, os presentes a participarem da sessão da próxima terça-feira, quando deverá ser aprovado o projeto de lei que recebeu o número 36/2017. Outros vereadores elogiaram a iniciativa e acrescentaram suas preocupações com a estagnação econômica de Cataguases e o desejo de ver a retomada do desenvolvimento. Para reforçar a importância da aprovação do Codec, o advogado Eugênio Kneipp (foto) salientou sua personalidade eminentemente técnica que vai pautar a atuação do Conselho. Por fim, vários empresários presentes confirmaram presença na próxima sessão da Câmara Municipal.

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Codec, Conselho de Desenvolvimento, empresários, vereadores





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: