Em 14/09/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vagões do Projeto Trem Rio-Minas são levados para Recreio

Um dos vagões saiu de Vitória para ser reformado em Recreio

Um dos vagões saiu de Vitória para ser reformado em Recreio

Download
Teve início nesta quarta-feira, 13 de setembro, em Vitória/ES, o transporte de vagões de passageiros do Projeto Trem Turismo Rio-Minas. Uma carreta plataforma iniciou o trajeto com o primeiro deles e a expectativa é que cheguem à oficina de Recreio/MG (59 km de Cataguases) no final de semana onde vai passar por manutenção e reparos.

Com o apoio de seus voluntários e Prefeitura de Recreio, a oficina está sendo toda revitalizada para receber os vagões que farão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios/RJ, além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua/RJ e Palma/MG. As informações são da ONG Amigos do Trem, que está à frente deste projeto.

A ideia dos integrantes da ONG Amigos do Trem tem como objetivo reativar o tráfego ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo utilizando um trecho de 120 km aproximadamente, percorrendo os os municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Existe ainda a possibilidade do projeto atender outro trecho que também conta com Recreio no circuito, interligando as cidades de Santo Antônio de Pádua, Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama. 

imageDe acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento (foto), o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de "extrema importância" para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. "Vamos passar Vista Alegre e Ribeiro Junqueira, distritos de Cataguases e Leopoldina, envolvendo diretamente estas cidades, e isto vai gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região", ressaltou Paulo Henrique.

O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, um dos entusiastas do projeto, tem dado total apoio ao Trem Rio Minas e vê na ideia uma ótima oportunidade de alavancar a economia do município e região. Zé Maria ressaltou que o município de Recreio surgiu graças à expansão ferroviária com a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina na época imperial do Brasil, no século XIX, a exemplo de outros municípios da região.  

Além de Recreio, outras prefeituras do trajeto têm estimulado o projeto, assim como o Grupo Mil da Rede de Supermercados Bramil, de Três Rios. (Fotos: Pólis Recreio)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: O Vigilante Online e Pólis Recreio

Tags: Trem, Rio-Minas, turismo, vagão





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: