Em 26/08/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Apae promove ações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Semana da Apae contou com palestras na FIC e diversas outras atividades

A Semana da Apae contou com palestras na FIC e diversas outras atividades

Download
A Apae de Cataguases comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com eventos realizados de 21 a 25 de agosto. O tema da edição deste ano "Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações", foi debatido em todo o país, uma vez que o evento é uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), que abre debates e coloca a sociedade em reflexão no sentido da igualdade para a inclusão. O objetivo da semana é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas, para que sua inclusão se torne efetiva.

imageA Apae de Cataguases programou várias ações ao longo da semana. Na segunda-feira, 21, durante todo o dia, o Instituto Mix esteve presente na unidade para promover um "Dia de Beleza" para os alunos da entidade, com corte de cabelo, manicure, designer de sobrancelhas, além de um desfile de moda e a participação do mágico Emanoel Messias, para alegrar ainda mais o evento. No dia seguinte, os alunos participaram de sessões de cinema, às 8 e às 13 horas. Na quarta-feira, dia 23, aconteceu um Circuito de Palestras, na parte da tarde, na sede da FIC/Unis (Faculdades Integradas de Cataguases), com o tema "Um olhar além do aluno". Participaram o médico neurologista Murilo Possani e a musicoterapeuta e psicopedagoga Renata Alves Vieira.

A quinta-feira foi marcada por diversas atividades recreativas, na sede da Apae, com Bingo e várias atrações para alunos, familiares e profissionais da entidade. Por fim, na sexta-feira, fechando a programação, várias ações foram mobilizadas para marcar a semana: passeio dos alunos do Trio da Alegria, passeata e abertura de uma exposição de arte, com os trabalhos desenvolvidos nas oficinas da entidade e em sala de aula. Por fim, aconteceram várias atividades culturais. Um grupo de estudantes da Escola CEC realizou uma apresentação musical de flautas; os alunos da Apae que participam das oficinas de música e dança fizeram uma apresentação; o grupo de teatro do curso de Pedagogia da FIC/Unis encenou uma peça; um culto ecumênico foi celebrado e, fechando a programação, o Grupo Pera de Teatro apresentou um espetáculo.

imagePresidida por Adão Cardoso, a Apae de Cataguases tem em sua diretoria a educadora Rosimere Helena Sousa e João Paulo Vargas Vairo. Segundo João Paulo, o evento teve o propósito de levar o olhar da comunidade até a entidade. "Queremos que todos os cataguasenses conheçam o trabalho maravilhoso que é feito na Apae de nossa cidade, além de promover uma reflexão sobre a inclusão social dos alunos e capacitar nossos profissionais para que possam se desenvolver cada vez mais para prestar um serviço digno do tamanho desta instituição. E, claro, levar a alegria para nossos alunos, que merecem todas as nossas atenções", afirmou. (Fotos: Acervo Apae Cataguases)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Da Redação

Tags: Apae, deficiência, Semana, pessoa





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: