Em 26/08/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cartório Eleitoral está fazendo recadastramento biométrico do eleitor

Todos os eleitores estão obrigados a fazer o recadastramento sob pena de ter o título de eleitor cancelado e sofrer demais penalidades

É pequeno o número de eleitores que está fazendo o recadastramento biométrico no cartório eleitoral de Cataguases

É pequeno o número de eleitores que está fazendo o recadastramento biométrico no cartório eleitoral de Cataguases

Download
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE-MG - concluiu o processo de rezoneamento determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Cataguases não sofreu nenhuma alteração e vai continuar atendendo aos mesmos municípios. Em Minas foram extintas 45 zonas eleitorais das 351 existentes e 139 municípios passaram a integrar novas zonas eleitorais como é o caso de Miraí, Laranjal e Recreio, próximos a Cataguases. Também no município continua sendo realizado o cadastramento biométrico a que todos os eleitores deverão se submeter para terem direito a votar nas próximas eleições de 2018, conforme informou o chefe do cartório, Antônio Carlos Gonçalves.

Sobre o recadastraento biométrico, Antônio informa que quem não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Para isso é preciso levar o documento de identidade com foto ou carteira de trabalho, comprovante de residência e o título de eleitor. O processo de recadastramento não é rápido porque são necessários tirar as impressões digitais de todos os dedos das mãos, informa Antônio, aconselhando o eleitor a ir até ao Cartório o mais depressa possível para evitar as filas de última hora. O cartório eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17 horas para atendimento ao público e fica na Rua Dr. Lobo Filho, 155, Centro.

imageO projeto de identificação biométrica do eleitor em Minas Gerais teve seu início em 2009 e é uma das prioridades da Justiça Eleitoral brasileira em busca de maior segurança e modernização do processo eleitoral em todo o Brasil. Atualmente, são 676 municípios mineiros com atendimento biométrico: 80 que passaram por revisão biométrica - os quais possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria -, os quatro que iniciaram a revisão em fevereiro de 2017 (Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia) e 592 municípios com atendimento biométrico ordinário, ou seja, com parte do eleitorado ainda não cadastrado biometricamente.

O que é biometria
A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Não existem duas impressões digitais iguais. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Ela auxilia na detecção de duplicidade no cadastro eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: biometria, recadastramento, eleitor, cartório





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: