Em 25/08/2017 às 19h34 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases sedia etapa do Fórum Regional Mata

Autoridades e representantes de diversos municípios da região participaram do Fórum que aconteceu nesta tarde

A Saúde na Zona da Mata foi amplamente debatida durante o evento

A Saúde na Zona da Mata foi amplamente debatida durante o evento

Download
Aconteceu em Cataguases nesta tarde de sexta-feira, 25 de agosto, a quarta edição do Fóruns Regionais - Mata. O evento é organizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais e foi realizado em Cataguases por sugestão do vereador do município, Vinícius Machado, a fim de beneficiar a maior parte das cidades da região, conforme ele próprio lembrou na abertura da etapa Cataguases. Participaram o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e vários outros, além de vice-prefeitos, vereadores e autoridades regionais do Governo, dentre eles representantes das polícias militar e civil e do Corpo de Bombeiros.

imageOs Fóruns Regionais surgiram depois da criação de 17 territórios em Minas Gerais, cada um representando uma de suas regiões geográficas. Desta forma, criou-se um modelo de gestão do Estado onde a população, através destes fóruns, ajuda a governar por meio de sugestões, propostas e do diálogo com o governo, explicou Labenert Mendes Ribeiro (foto ao lado), coordenador do evento em Cataguases. "Através deste diálogo constante com a população mineira - conta ele - o Governo de Minas constrói políticas públicas respeitando as características de cada região", explicou.

imageO prefeito de Cataguases fez o primeiro pronunciamento do encontro para dar as boas vindas aos demais participantes e abordou três temas que recentemente deixaram os gestores municipais preocupados. O primeiro foi a questão do repasse dos recursos do Repatriamento, estimados por todos os órgãos do governo e de assessoria à ele, que seriam vultosos e se concretizou uma ninharia (Cataguases recebeu apenas R$ 90 mil quando eram previstos valores na casa de milhões de reais). Willian (foto ao lado) repeliu a postura tanto do governo quanto da AMM - Associação Mineira de Municípios e CNM - Confederação Nacional dos Municípios pela falha.

Ele também criticou o repasse do ICMS aos municípios, que este mês veio a menor e o erro só foi assumido pelo governo do estado dias após e ainda prometeu repassar o restante daqui em breve. Por último, o prefeito de Cataguases disse que vem sendo cobrado pela população sobre a promessa do Governador de lançar um edital para fornecer asfalto para os municípios. Willian disse que se o programa não atender a Cataguases ficará claro que o critério adotado por Fernando Pimentel terá sido o de beneficiar a sua base de apoio. Por fim, desejou a todos uma reunião proveitosa.

imageO Fórum em Cataguases trouxe respostas a algumas demandas colhidas em fases anteriores do evento como a que reivindica a criação do Museu Afrobrasileiro da Zona da Mata debateu o tema Saúde na Zona da Mata e sobre o Hospital de São João Nepomuceno, entre outras. Na sequência eles debateram sobre Saúde na Zona da Mata e as melhores propostas aprovadas pelo grupo foram encaminhadas para o Governo de Minas, de acordo com Labenert Ribeiro. O encontro terminou por volta das 18 horas e para o vereador Vinicius Machado (foto) foi "uma oportunidade muito importante para a gente colocar os problemas da nossa região, alertando o governo do estado sobre nossas principais carências na área se saúde", avaliou.

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Fórum Regional, Zona da Mata, governo de Minas, Saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: