Em 23/08/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Estudantes de Psicologia desenvolvem projeto em Escola

Iniciativa mobiliza acadêmicos e escola da rede pública com temáticas variadas

Os estudantes que desenvolvem o projeto com a direção da Escola Professor Quaresma

Os estudantes que desenvolvem o projeto com a direção da Escola Professor Quaresma

Download
Os alunos cataguasenses do sexto período do curso de Psicologia da FAGOC – Faculdade Governador Ozanan Coelho (Ubá), Ivaldo Neto, Ana Paula Fritz Mariquito e Prisciliana Passos, através de seu estágio obrigatório, criaram uma iniciativa de levar à escola suas experiências em psicologia. 

A unidade contemplada para o projeto piloto é a Escola Estadual Professor Quaresma, no Bairro Taquara Preta, em Cataguases. Lá, os jovens estudantes desenvolvem três modalidades de grupos de discussões entre adolescentes da própria instituição, no contra turno. No primeiro semestre, foram abordadas questões sobre conceitos do Psicodrama e Arteterapia, Empoderamento Feminino e Temas da Adolescência.

imageDevido ao sucesso do trabalho e o acolhimento da escola, no segundo semestre deste ano, mais três grupos serão criados com o objetivo de ouvir e auxiliar estes adolescentes. Ivaldo Neto, coordenará o grupo que trabalhará os "Mitos e Contos de Fadas" através de uma visão psicológica, pautando sempre em realizar intervenções com temas da adolescência. Ana Paula Fritz, virá com o projeto de orientação vocacional, estimulando os valores pessoais dos alunos para que encontre dentro de si a verdadeira vocação profissional. O projeto "Empoderamento Feminino" ficará a cargo da estudante Prisciliana Passos, que percebe a importância de trabalhar com as meninas as questões do feminino.

Importante notar que os próprios alunos do projeto percebem a importância dele, e estão com grande expectativa com relação ao que ele pode trazer para o grupo, revela Ana Paula. Para a diretora da escola, Célia Marques, a iniciativa do projeto é grandiosa, pois afirma que os adolescentes precisam muito destes núcleos de acolhimento. Todos os alunos são orientados pela faculdade através da professora Cristina Toledo.

Para divulgar o projeto e abrir o período de inscrições, os três estudantes vão ministrar uma palestra para os alunos da escola. Ivaldo Neto abordará o tema "Sexualidade e Gênero". Ana Paula Fritz, introduzirá a temática das "Possibilidades de trajetórias Educacionais e Profissionais" e Prisciliana Passos apresentará algumas das grandes mulheres da história e seus trabalhos para a humanidade. Os alunos acreditam, que no futuro, iniciativa como estas, serão obrigatórias nas escolas públicas do Brasil. (Fotos: acervo do projeto)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Psicologia, escola pública, projeto, acadêmicos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: