Em 22/08/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Energisa dá início em Cataguases ao Projeto Ilumina de apoio a aprendizagem

Plataforma online vai ensinar Matemática de forma lúdica aos alunos do ensino fundamental da rede municipal

Autoridades presentearam as duas alunas que receberam Menção Honrosa na Olimpíada de Matemática

Autoridades presentearam as duas alunas que receberam Menção Honrosa na Olimpíada de Matemática

Download
A Energisa lançou nesta manhã de terça-feira, 22 de agosto, no Centro Cultural Humberto Mauro, o "Projeto Ilumina - Gestão de Aprendizagem" em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. Cerca de 900 alunos serão beneficiados com a iniciativa que tem duração inicial de dois anos podendo ser prorrogada. Estiveram presentes à solenidade o diretor presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Antunes Milani, além de outros secretários, o vice-prefeito, Tita Lima, e centenas de estudantes e professores.

imageO Projeto Ilumina é uma iniciativa inovadora em Cataguases, que fomenta o aprendizado da Matemática por meio de jogos online para alunos do 6º ao 9º ano de Escolas Públicas de Cataguases. Através dele, o aluno aprende a disciplina de forma mais lúdica e criativa colaborando para a melhoria da qualidade de ensino. Com sua implantação a Secretaria Municipal de Educação, os supervisores e professores vão poder acompanhar o desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental aprimorando suas habilidades na matemática e contribuindo para um melhor desempenho escolar desses estudantes.

Ana Lívia Pinheiro (foto acima), responsável pela implantação de projetos da Tamboro Educacional, empresa que criou a plataforma online onde é desenvolvido o projeto, explicou o seu funcionamento. Segundo revelou, além de Cataguases e Nova Friburgo, escolas públicas e particulares de outras vinte e cinco cidades já adotaram o software que foi criado há cinco anos. Segundo ela, "em todas os resultados apresentados são excelentes". Quanto a Cataguases, sua expectativa é também a melhor possível. "O projeto foi muito bem recebido pelos professores e toda equipe da Secretaria de Educação e a Energisa está muito confiante nele também, portanto, nossa expectativa é que os alunos também gostem dele e o utilizem bastante", avalia Ana Lívia.

imageO presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani (foto), disse que a empresa decidiu investir neste projeto porque entende que "o melhor caminho para se conseguir algo pelo nosso país, estado e município é pela Educação", acrescentando que este gesto reforça o compromisso da distribuidora de energia elétrica de "empresa cidadã". Ele também destacou a união entre iniciativa privada e poder público como "essenciais' em projetos desta envergadura, informando que além de Cataguases, Nova Friburgo/RJ (146 km de Cataguases) também está recebendo o projeto Ilumina. Ao final do evento, ele anunciou que os três melhores alunos do projeto vão receber prêmios da Energisa e da Prefeitura.

image"Esta proposta me despertou um turbilhoão de desejos", iniciou dizendo o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Milane (foto), ao se referir a implantação do Projeto Ilumina. "Tivemos de nos adequar rapidamente para poder dar início à ele no meio do ano. Aceitamos o desafio - que nos motivou - e hoje estamos aqui para dar o pontapé inicial", contou. O Secretário disse acreditar nesta "metodologia inovadora" e alertou os estudantes sobre esta oportunidade "única de serem os melhores alunos de Cataguases". Ele alertou ainda os jovens para que tenham consciência da importância deste projeto e o aproveitem para que possam se tornar pessoas de sucesso no futuro.

imageO prefeito Willian Lobo de Almeida (foto) revelou-se feliz com a iniciativa da Energisa e de Cataguases ter sido uma das escolhidas para sediar o projeto. Para o prefeito esta plataforma online de aprendizagem vai provocar uma reação inicial nos alunos que será o aumento da frequência escolar que se sentirão mais motivados e interessados em aprender Matemática. Ele agradeceu a oportunidade dada pela Energisa e parabenizou também os professores e supervisores que foram treinados para orientar os estudantes. "Estamos muito felizes de fazer parte desta inovação e isso vai trazer excelentes resultados para nossos alunos a médio prazo", afirmou.

Ainda durante a solenidade foi prestada uma homenagem a duas alunas de Cataguases que conquistaram Menção Honrosa nas Olimpíadas de Matemática - OBMEP 2016. Maísa da Silva Lima, da Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida, e Maria Célia Teixeira Rocha, da Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães, da Educação de Jovens e Adultos, que foi representada pela diretora Adriana Rui de Almeida. 

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Projeto Ilumina, Energisa, Prefeitura, Educação, Matemática





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: