Em 18/08/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Supermercados vão poder abrir aos domingos e feriados em todo o país

De acordo com o decreto presidencial, os supermercados poderão abrir aos domingos e feriados sem burocracia

De acordo com o decreto presidencial, os supermercados poderão abrir aos domingos e feriados sem burocracia

Download
O presidente Michel Temer assinou na quarta-feira, 16 de agosto, decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial da economia. Com o novo status, o setor passa a ter segurança jurídica para contratar seus funcionários e negociar com prefeituras e sindicatos a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados, em todo o Brasil. "Nós estamos modernizando [a legislação], não só em favor dos empresários, mas do povo brasileiro, que quer ir ao supermercado no feriado e nos fins de semana", disse Temer.
 
A legislação que reconhece as atividades essenciais da economia brasileira, o Decreto nº 27.048, de 1949, não menciona expressamente supermercados em seu anexo, apenas pequenos mercados, como peixarias e padarias. "Todas essas atividades foram incorporadas ao sistema do supermercado. E o fato de não estarem inseridos no rol de atividades essenciais fazia com que houvesse uma necessidade de negociação para que pudesse exercer sua atividade em domingos, feriados e horários especiais", disse o secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcelo Maia.
 
O secretário explicou que os municípios têm autonomia para legislar e que o funcionamento do varejo está sujeito a negociações, mas agora isso passa a ser legalizado automaticamente. "O decreto evita questionamento na justiça depois. Dá segurança ao supermercadista de poder contratar seu funcionário e alocá-lo para trabalhar em domingos e feriados", disse Maia. Ele acreescentou que as normas de remuneração dos funcionários seguem a legislação trabalhista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Terra

Tags: supermercados, domingo, feriado, atendimento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: