Em 01/08/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Instituto Francisca de Souza Peixoto chega à maioridade disseminando Arte e Educação

A equipe de colaboradores do Instituto que chega nesta terça-feira, à maioridade (Foto: Noli Filmes)

A equipe de colaboradores do Instituto que chega nesta terça-feira, à maioridade (Foto: Noli Filmes)

Download
O Instituto Francisca de Souza Peixoto completa 18 anos nesse dia 01 de agosto. A data vem recheada de novidades em novos desafios, pois a instituição acaba de receber a chancela de Núcleo Regional de Aprendizagem Criativa do estado de Minas Gerais, pelo seu potencial para promover e disseminar a educação em Cataguases e região.

imageA iniciativa, no entanto, começou há alguns meses, quando o Instituto firmou uma parceria com outras duas grandes instituições referências em Aprendizagem Criativa, desenvolvimento social e tecnológico, que são a Fundação Lemann e o MIT Media Lab. De lá até o momento, começou uma verdadeira maratona de reconhecimento e integração com a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, que receberam com atenção e entusiasmo a proposta do Instituto.

Aprendizagem Criativa é uma forma de ensinar e aprender colaborativa, que utiliza métodos lúdicos, inovadores e experimentais, os quais devem ser compartilhados na sociedade pela troca de conhecimentos e na prática "mão na massa". Para isso, o Instituto fornece infra-estrutura, máquinas, equipamentos e insumos, provendo nossos jovens de oportunidades para utilizarem e desenvolverem suas habilidades artísticas, tecnológicas e sociais em projetos experimentais, que podem ser individuais ou coletivos. O usuário precisa apenas se comprometer a converter suas competências em ações voluntárias e coletivas, realizando oficinas promovidas gratuitamente pela instituição na rede pública de ensino.

imageMUNDO MEU MICROMUNDOS
As práticas da instituição estão orientadas pelas diretrizes do programa Mundo Meu Micromundos, práticas essas aprovadas pelo desafio de Aprendizagem Criativa 2017 da Fundação Lemann e MIT Media Lab. O programa é o resultado da integração de projetos do Instituto Francisca Peixoto, adequados aos anseios globais. Ele integra os conceitos do GPTo – Teatro de Bonecos e as oficinas do Mundo Meu, com a inovação da linguagem LOGO, contida nos Micromundos de Seymour Papert e na Inteligência Coletiva de Pierre Lévy, autores do projeto de pesquisa em Cultura e Educação da professora Liliane de Paula Mendonça. Dessa forma, arte, cultura, educação e meio ambiente passam a ser expressos também em uma linguagem digital e lúdica, como o Scratch e a Aprendizagem Criativa, promovidos pela Fundação Lemann e MIT (Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab – Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

O Mundo Meu Micromundos contempla a realização de oficinas de cidadania, tecnologia, educação e cultura no próprio Instituto, e ainda em espaços públicos e nas escolas municipais e estaduais da região. Tem por metas formar uma rede de escolas criativas no município de Cataguases, identificar, reconhecer e valorizar jovens talentos, além de atuar na logística reversa dos descartes de material tecnológico, que possam favorecer a Aprendizagem Criativa.

imageA Companhia Industrial Cataguases, idealizadora e grande parceira do Instituto, foi a primeira indústria a integrar essa participação colaborativa na propulsão da rede educacional de ensino. Alguns materiais que seriam descartados pela empresa, serviram de inspiração e base para uma verdadeira engenharia mecatrônica desenvolvida na oficina de Aprendizagem Criativa. Assim, conceitos de matemática e Física, soltaram-se das páginas dos livros direto para a construção de novos sistemas de robótica, unindo teoria e prática ao entusiasmo dos jovens colaboradores do programa, que nessa semana já começaram a disseminar a experiência com professores da Escola Estadual Professor Quaresma, na Taquara Preta.

Vale lembrar que o Instituto abriga espaços para o desenvolvimento de diferentes linguagens teatrais e prototipagem, fomentando idéias, experimentação e alfabetização digital e de formas animadas, design e arte, a partir de sucatas e materiais reciclados e dispositivos eletrônicos. Além disso, a instituição mantém suas portas abertas para profissionais ativos e aposentados, como eletricistas, mecânicos, costureiras, artesãos, músicos e outros que queiram ser co-responsáveis pela educação de nossas crianças e jovens, que queiram também amparar nossas instituições de ensino, e incrementar o índice de escolaridade da nossa cidade.

O Instituto tem sua sede na Praça Manoel Inácio Peixoto, no centro de Cataguases. Está aberto de 8 às 17 horas.

Veja mais fotos dos projetos desenvolvidos no Instituto Francisca de Souza Peixoto na galeria abaixo. (Fotos Juliano Carvalho)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Juliano Carvalho

Tags: Instituto, Francisca, cultura, educação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: