Em 22/07/2017 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Diretor Helvécio Ratton é homenageado na abertura do Festival Ver e Fazer Filmes

Helvécio Ratton, com um troféu nas mãos, foi homenageado na abertura da 5ª edição do Festival Ver e Fazer Filmes

Helvécio Ratton, com um troféu nas mãos, foi homenageado na abertura da 5ª edição do Festival Ver e Fazer Filmes

Download
Começou na noite desta sexta-feira, 21 de julho, o 5º Festival Ver e Fazer Filmes - Inverno 2017 que acontece em Cataguases até o dia 29 próximo. Este ano o evento homenageia o diretor Helvécio Ratton, com vasta obra produzida e que esteve presente nesta abertura. O Festival dá maior visibilidade às ações desenvolvidas no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira, que tem uma produção crescente de projetos cinematográficos. O evento deste ano é composto por mostras de filmes, workshops, oficinas, consultorias, arenas de debate e shows musicais, além de uma mostra especial dos filmes do homenageado.

imageNa abertura do Festival, César Piva, do Polo Audiovisual da Zona da Mata, deu as boas vindas ao público e disse que o evento vai prestigiar todos os públicos, inclusive a faxia etária infanto-juvenil. Ele lembrou a criação de cineclubes nas cidades da região e revelou que cerca de 500 crianças deverão assistir a filmes durante o Festival e terão, ao final, a missão de escolher o melhor entre os assistidos. O objetivo, segundo ele é formar novos públicos para o cinema e educar o olhar para o que é bom, destacou. 

imageO diretor Marcos Pimentel, que também está à frente da organização do festival disse que esta quinta edição é um aperfeiçoamento das anteriores e que agora o evento chega ao seu formato ideal, com sua verdadeira identidade. "Vamos continuar privilegiando o ver e o fazer filmes, mas inserimos outras atividades que estão diretamente ligadas ao cinema", revelou. Ele também destacou a programação voltada para crianças e adolescentes como um diferencial, além dos filmes que serão produzidos durante o festival, uma das razões de sua existência.

Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, reiterou que a característica principal do Festival são suas duas vertentes: a formação de público e a etapa fazer filmes. Para isso ela lembrou do edital lançado no início do ano que selecionou cinco roteiros que receberam recursos financeiros e apoio profissional de um diretor que orientou os trabalhos. Estes filmes serão exibidos durante o evento que começou nesta sexta-feira. São eles: "Lençol de Inverno", de Bruno Pereira Rubim; "Minha mãe se chamava Tereza", de Cecília Bueno Siqueira; "Vinis e Peixes", de Tiago Viana Gonçalves dos Santos e Rafael "Ski" Fernandes, e "Palace, o contador de Histórias", documentário de Aline Souza Gabriel.

imageAntes de encerrar Mônica fez uma homenagem ao diretor homenageado durante o Festival, Helvécio Ratton, que recebeu um troféu pelo conjunto de sua obra. Ele agradeceu a homenagem em poucas palavras, onde destacou o início de tudo com Humberto Mauro "que fez um cinema genuinamente brasileiro". Como parte da programação foi exibido na sequência, um de seus filmes, "Batismo de Sangue", que ele definiu como um "filme que trata de histórias ainda não reveladas" por contar um período da ditadura militar. A respeito disso, ele afirmou que o cinema vem cumprindo "bem este papel", e encerrou lembrando as mudanças que a sétima arte vem passando, mas que apesar disso, mantém o prazer de "reunir pessoas em uma sala escura".


Programação

Sábado, 22/07
16h - 120 Anos de Humberto Mauro - Visita guiada ao Memorial Humberto Mauro

17h - Mostra Homenageado - "Pequenas Histórias", filme de Helvécio Ratton, no Centro Cultural Humberto Mauro

20h - Mostra Homenageado - "Uma onda no ar", filme de Helvécio Ratton, no Centro Cultural Humberto Mauro


Domingo, 23/07
09h - Design e Comunicação - Gustavo Baldez - Estúdio Fábrica do Futuro

16h - 120 Anos de Humberto Mauro - Visita guiada ao Memorial Humberto Mauro

17h - Mostra Homenageado "O Segredo dos Diamantes", filme de Helvécio Ratton, no Centro Cultural Humberto Mauro.

19h - Mostra Homenageado "Amor & Cia", filme de Helvécio Ratton, no Centro Cultural Humberto Mauro


Veja fotos da abertura do festival na galeria abaixo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Festival, Ver e Fazer filmes, cinema, Polo Audiovisual





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: