Em 15/07/2017 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeito de Astolfo Dutra fala de seus seis primeiros meses de mandato

Ele quer reabrir o hospital, a coleta de lixo agora é noturna e alunos da rede municipal ganharam uniforme e material didático

O prefeito Bruno Ribeiro destacou suas realizações nestes primeiros seis meses de governo

O prefeito Bruno Ribeiro destacou suas realizações nestes primeiros seis meses de governo

Download
Após seis meses de mandato, o prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro, comemora diversas realizações que vão desde a Saúde e Educação, até Esportes, Cultura e Lazer, passando por incrementos em programas sociais que considerarelevantes. Com uma equipe de secretários e auxiliares motivados, conforme ele mesmo define e com a felicidade de ter recebido a prefeitura sem dívidas, ele contorna a crise econômica que assola o país administrando "criteriosamente", como definiu, os poucos recursos que chegam ao município de forma a "atender aos mais diversos setores, sem desperdício e com os pés no chão", salientou. Nesta entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, Bruno faz um balanço deste início de seu mandato, conta o que ainda pretende fazer e traça metas para o futuro.

imageSegundo ele, a preocupação maior é manter o equilibrio de atividades entre as secretarias. "Nós damos a mesma atenção para todos, igualmente, porque entendemos serem todas essenciais para o município", justificou. Sobre resultados ele começa pela Saúde, por ser a base de tudo, conforme revelou. Neste setor, Bruno conta que a Policlínica passou a contar com atendimento médico à noite já que o período de pico vai das 17 horas às 22 horas, "com isso ganhamos mais tempo durante o dia para atender aos programas da Estratégia de Saúde da Família" explicou. Outra atividade que ele deu início no primeiro dia de seu mandato e que ainda está em andamento é a reabertura do Hospital Olintho Almada (foto). "Nós estamos esperando cumprir a parte burocrática, que é mais demorada. Quando ela estiver pronta, vamos começar forte, com a participação dos municípios de Dona Euzébia e Itamarati de Minas. Estamos trabalhando intensamente na sua reabertura, sem dívida, de preferência, para que ele possa receber recursos como emendas parlamentares", explicou o prefeito.

imageNa Educação está a grande novidade deste início de administração, conforme ele mesmo lembra. "Conseguimos liberar material escolar, mochila, kit educativo e uniforme para todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, beneficiando desta forma 1100 alunos. Vale lembrar também que desde a administração anterior todas as escolas municipais possuem aparelhos de ar refrigerado em suas salas de aula", destacou o prefeito. Além disso todas as escolas municipais foram reformadas e a prefeitura acaba de alugar um imóvel perto da igreja católica, onde vai funcionar a Educação em Tempo Integral. A prefeitura também está construindo uma creche (foto) em parceria com o Ministério da Educação que vai atender cerca de duzentas crianças até 4 anos de idade. "A partir desta idade, explica o prefeito, elas serão matriculadas em período integral, permitindo que as mães trabalhem normalmente", salientou.

imageCom relação ao Esporte, Cultura e Lazer, Bruno Ribeiro diz que reformulou estas áreas de forma a atender de "forma efetiva a população". Uma das metas já atingidas é a ocupação das quadras existentes por atividades esportivas coordenadas pelo setor. Mas a prefeitura quer inovar, segundo revela o prefeito e realizou entre as escolas um campeonato regional de Queimada. Também fizemos um torneio ciclístico, outro de tênis de mesa, dunhill, e vamos organizar o campeonato de Parapente, Peteca e um de Poker, inédito na região, lembrou. "Estamos com uma turma muito boa aqui na área de Esportes que gosta de trabalhar e está muito animada", disse o prefeito.

imageSobre o Carnaval, a sua primeira atuação na área de Cultura e Lazer, ele lembra o show de Sandra de Sá, que abriu os festejos de Momo no município. Além disso, os doze blocos caricatos da cidade também desfilaram e fizeram a alegria do povo, "sem qualquer confusão e na mais perfeita harmonia", conforme destacou Bruno. Além disso, as festas nos distritos de Sobral Pinto e de Santana do Campestre continuam recebendo apoio total da sua administração, bem como festas juninas de bairros. Ele também revelou estár em fase final de preparação o retorno do projeto Arte na Praça, aos domingos, com uma banda de música se apresentando na Praça principal da cidade para que as famílias possam frequentar aquele espaço. Fez, ainda, a recuperação da área de lazer Augusto Chilli, da Cachoeira (foto acima), onde também tem uma quadra e duchas que, juntamente com os banheiros estão todos em funcionamento.

imageA atenção com o Meio Ambiente e a Agricultura e Pecuária é outra área que recebeu melhorais neste início de gestão. De acordo com Bruno está em andamento nas escolas da cidade o programa de troca de óleo de cozinha usado por produtos de limpeza. Em outra frente, a secretaria tem feito o replantio de árvores na cidade por espécies com flores e sem grandes raízes. A Secretaria de Ação Social também tem feito diversos trabalhos de destaque, como lembra o prefeito. As oficinas do CRAS, por exemplo, estão chegando nos bairros e já atende a 790 pessoas. Outra mudança relevante desta administração foi a troca do horário da coleta de lixo que passou a ser noturna, aliviando o trânsito e que, conforme avalia o prefeito, foi muito bem recebida pela população que abraçou a iniciativa.

imageO setor de Obras começou o ano reformando todas as unidades públicas do município, disse Bruno. "Reformamos e revitalizamos todas as praças dos bairros (foto acima), o Centro Cultural e iniciamos o trabalho na primeira passarela e, em seguida, faremos a segunda. Inclusive, teve que interditar uma delas por causa da falta de segurança, uma vez que as madeiras estão podres", explicou, afirmando que em breve as duas estarão novamente abertas ao público. Outras obras também agendadas são a reforma na rodoviária e da capela mortuária, revelou Bruno. Sobre o cemitério (foto ao lado), que não tinha espaço para novos túmulos, a prefeitura conseguiu a doação de terreno anexo e está construindo diversas gavetas que serão usadas para sepultamentos otimizando a ocupação do espaço, explicou. Entre os calçamentos de rua realizados o prefeito destaca o de uma via pública em Campestre (foto abaixo) - a Pedro Bonatto, que fica ao lado do campo do Independente - reivindicação dos moradores e também perto do cemitério e no Bairro Primavera. Além disso revitalizamos a estação ferroviária onde estão em funcionamento oficinas do CRAS. Aliás, Centro de Referência em Assistência Social de Astolfo Dutra, mantém ativas vinte oficinas das mais diversas áreas, explica.

imageOutra ação que está prestes a dar frutos é no setor de confecção de carteira de identidade, feito pela Polícia Civil em parceria com a Prefeitura. Bruno revelou que em breve a população vai usufruir daquele serviço com tecnologia nova o que vai permitir receber seu documento na hora. Outra boa notícia é que apesar da crise e da redução nos repasses de recursos para as prefeituras, Bruno revelou que agosto vai pagar metade do décimo terceiro salário ao funcionalismo. "Não está sobrando dinheiro. É uma luta manter tudo em dia com os fornecedores e funcionários, mas temos conseguido cumprir estas obrigações, sem deixar de fazer as obras necessárias para a cidade", disse. Por fim, Bruno espera que o segundo semestre traga a tão sonhada reabertura do Hospital e o término de obras em andamento, além da chegada de recursos através de emendas parlamentares "que vão nos permitir realizar novas obras", disse. E completou: "Se nenhuma surpresa acontecer, com o gás que começamos vamos até o final, trazendo o que há de melhor para a população".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Marcelo Lopes

Tags: prefeito, Bruno Ribeiro, Astolfo Dutra, prefeitura, mandato





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: