Em 18/06/2017 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ranking do MEC aponta FIC como uma das melhores do Brasil

A lista tem como base o IGC (Índice Geral de Cursos), que é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país

A lista tem como base o IGC (Índice Geral de Cursos), que é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país

Download
Um ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) classifica as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) como uma das melhores do país. O apontamento foi publicado no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e considera universidades, faculdades, centro universitários, IFETs e CEFETs de todo Brasil, com base no ciclo avaliativo 2015. A informação também está disponível no site da Revista Exame, da editora Abril, tida como uma das mais importantes publicações do país na área de gestão e carreiras. Das 2.109 instituições pesquisadas, apenas 375 foram apontadas como excelentes, segundo o MEC.

A lista tem como base o IGC (Índice Geral de Cursos), que é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país, e classifica como excelente as instituições que atingem as faixas 4 ou 5 (que vai de 1 a 5). Um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

A FIC alcançou o conceito 4, figurando como uma das melhores faculdades da Zona da Mata e a melhor da região, de acordo com o apontamento do MEC. Para o diretor da faculdade, Professor Valmir Gonçalves, o reconhecimento obtido pela instituição atesta a qualidade das práticas acadêmicas desenvolvidas pela FIC. "Frequentemente, aprimoramos a matriz curricular dos nossos cursos, buscando oferecer formação completa, dentro dos contextos de mercado de trabalho. Além disso, colocamos à disposição dos estudantes estruturas adequadas para aprendizagem, como laboratórios modernos, biblioteca atualizada e professores qualificados", explica. 

O diretor ressalta também os programas de mobilidade acadêmica desenvolvidos pela FIC, que permitem que os alunos cursem parte dos estudos em instituições de outros países gratuitamente, como fator contribuinte para o resultado alcançado. Hoje a FIC tem parceria com 36 universidades de 16 países da América Latina, Estados Unidos, Europa e África.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da FIC-Unis

Tags: FIC. MEC, conceito, nota máxima, avaliação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: