Em 07/06/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Rede Cineclube do Projeto Escola Animada amplia atuação na Zona da Mata

Projeto, que tem patrocínio da CBA, exibe filmes em escolas de cidades e distritos da região

A Rede Cineclube Escola Animada irá implantar novos Cineclubes em oito cidades da região, além de consolidar os 12 que estão em pleno funcionamento

A Rede Cineclube Escola Animada irá implantar novos Cineclubes em oito cidades da região, além de consolidar os 12 que estão em pleno funcionamento

Download
Em seu quinto ano de atividade o Projeto Escola Animada consolida sua metodologia participativa e o engajamento com a comunidade da região da Zona da Mata mineira. Desde 2016 o projeto vem implantando a Rede Cineclube e a partir deste ano vai ampliar e consolidar as salas de cineclubes em escolas e centros culturais, com abertura de oito novos pontos de exibição. O projeto é uma iniciativa do Instituto Fábrica do Futuro, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual, com patrocínio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
A Rede Cineclube Escola Animada irá implantar novos Cineclubes em oito cidades da região, além de consolidar os 12 que estão em pleno funcionamento. Também serão formados 20 Núcleos de Mediadores Locais, compostos de kits multimídia e acervo de filmes; e desenvolvimento de parcerias com festivais, mostras e distribuidoras de filmes. Além disso, serão promovidas 320 sessões de cinema ao longo do ano, sendo 80 por mês, com público médio de 25 pessoas em cada sessão, em um total de oito meses de exibição.
 
"A CBA patrocina o Projeto Escola Animada há cinco anos. Nos orgulhamos de contribuir, continuamente, para o desenvolvimento da Zona da Mata mineira, por meio de projetos que fomentam a descentralização do acesso à cultura e valorizam a vocação natural econômica da região", afirma o gerente-geral das unidades de Mineração da CBA, Ricardo Vinhal.
 
imageAmpliação do acesso à cultura
Este ano, a Rede Cineclube vai ampliar de 12 para 20 o número de salas de exibição de filmes em: Ervália, Rosário de Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande, Itamarati de Minas, Miraí, Muriaé e Leopoldina. Já estão em pleno funcionamento 12 salas dentro de escolas localizadas em Cataguases (2), Muriaé (3), Leopoldina (2), Visconde de Rio Branco (1), Além Paraíba (1) e Juiz de Fora.
 
Geridos por estudantes e professores, os pontos de exibição contam com curadoria temática, com indicação de filmes (preferencialmente nacionais) que abordam temas pertinentes aos conteúdos explorados no Ensino Médio, além de temas livres focados em uma formação plural e cidadã.
 
Além da ampliação da Rede Cineclube, o Projeto Escola Animada, dará continuidade na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (EEMST), em Cataguases, no desenvolvimento da experiência piloto de uma "Escola Criativa". Desde 2016, com a participação de gestores, professores, funcionários, estudantes e comunidade, equipe multidisciplinar do Projeto Escola Animada vem construindo um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) para a instituição escolar, um novo modelo de referência para uma escola criativa e transformadora. O Projeto busca, em especial, aprofundar experiências no uso pedagógico do audiovisual no processo de ensino-aprendizagem.  Ano passado, a escola se destacou com a realização de 140 sessões organizadas por professores em diversas disciplinas, com periodicidade de cerca de três sessões por semana.
 
Capacitação
Nessa edição, o Projeto Rede Cineclube ainda irá promover cinco workshops de produção audiovisual para selecionar 25 estudantes da Rede Cineclube que irão participar do Projeto Usina Criativa de Cinema, acompanhando as produções dos curtas-metragens pelos selecionados por um Edital regional. (Fotos: Ideia Comunicação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Fran Dornelas

Fonte: Ideia Comunicação

Tags: CBA, Escola Animada, cineclube, Fábrica do Futuro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: