Em 09/05/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ubá dá mais um passo na criação de consórcio para construção de aterro sanitário

O prefeito Edson Filho, de Ubá, está mobilizando seus colegas da região para a criação de um aterro sanitário coletivo

O prefeito Edson Filho, de Ubá, está mobilizando seus colegas da região para a criação de um aterro sanitário coletivo

Download
O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, deu mais um passo em direção a implantação do consórcio para criação de um aterro sanitário em conjunto com municípios da região. Encontro realizado no dia 4 último, na Prefeitura de Ubá, reuniu representantes de Tocantins, Piraúba, Rio Pomba, Brás Pires, Senador Firmino, Ervália, Guidoval e Mercês a fim de sensibilizar aqueles gestores a abraçarem o projeto. Ao final, Edson Filho deixou claro que se a proposta conjunta não vingar, seu município vai caminhar para uma solução única.

A ideia inicial é criar um consórcio público para a construção e administração do aterro. Isso possibilitará a redução do impacto ambiental e dos custos de gerenciamento e transporte do lixo de Ubá que, atualmente, é enviado para Juiz de Fora, que fica a 140 km daquela cidade, consumindo cerca de R$ 2 milhões por ano do orçamento municipal. O prefeito revelou ainda a existência da área para abrigar o aterro, que já foi licenciada anteriormente e tem capacidade para receber cerca de 120 toneladas de lixo por dia durante 20 anos.

Por fim, Edson Filho disse que apesar de incentivar a criação do consórcio de municípios ele está buscando, paralelamente, uma solução independente. "Ubá vai procurar recursos para implantar o aterro sanitário ou um modelo de usina de beneficiamento de lixo com tecnologia mais moderna, a custo acessível." E finalizou: "Não podemos continuar como estamos." Os prefeitos voltarão a se reunir ainda neste mês de maio e a ideia da construção do aterro é que os municípios participantes economizem recursos financeiros, além do ganho ambiental. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá

Tags: aterro sanitário, lixo, Ubá, prefeituras,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: