Em 26/04/2017 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases sedia nesta quinta-feira, 27, rodada sobre Patrimônio Cultural

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, às 9 da manhã, no Centro Cultural Humberto Mauro

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, às 9 da manhã, no Centro Cultural Humberto Mauro

Download
Acontece no próximo dia 27 de abril, a partir das 9 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro, a Sétima Rodada Regional de Patrimônio Cultural. Promovido pelo Governo de Minas Gerais, através do Iepha (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Este evento percorre, entre março a junho, mais treze municípios mineiros: Santana dos Montes (Vertentes), Januária (Norte), Pompéu (Central), Coronel Fabriciano (Vale do Aço), Belo Horizonte (Metropolitana), João Pinheiro (Noroeste), Perdões (Sul), Teófilo Otoni (Mucuri), Araçuaí (Jequitinhonha), Grão Mogol (Norte), Uberaba e Patrocínio (Triângulo) e Serro (Jequitinhonha). 

Além do ICMS Cultural, os encontros tratam de assuntos voltados ao patrimônio imaterial e à proteção de núcleos históricos. "Pretendemos levar aos novos agentes municipais informações que possam contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente das riquezas culturais em Minas e que fazem parte da história dos mineiros", diz a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. O Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, ressalta a importância da presença do Iepha nos territórios regionais de desenvolvimento. "A preservação do patrimônio resulta, por meio desse mecanismo, em grande benefício para as cidades mineiras. O ICMS Cultural fortalece o orçamento do município, assegurando-lhe investimentos financeiros em realizações significativas paraas comunidades. Proteger o patrimônio é, assim, garantir mais verba pública, além de organizar o espaço urbano e proteger a memória e identidade dos cidadãos",afirma o secretário. 

As visitas do Iepha-MG aos municípios pretendem reunir agentes públicos de todas as regiões do estado para prestar esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Técnicos do Instituto que atuam nas diretorias de proteção, conservação e promoção fazem parte da equipe que viajará pelas regiões mineiras. Em 2016, a equipe do Iepha-MG esteve em seis cidades e reuniu cerca de 600 gestores de 300 municípios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: patrimônio cultural, cultura, IEPHA, reunião, encontro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: