Em 21/04/2017 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

32 casais participam do primeiro casamento comunitário de Cataguases

Iniciativa inédita da Defensoria Pública da Comarca foi emocionante e reuniu autoridades e familiares dos noivos no Salão Social do Clube do Remo

Cada casal pôde convidar até dez pessoas para participar da solenidade coletiva

Cada casal pôde convidar até dez pessoas para participar da solenidade coletiva

Download
A noite de quinta-feira, 20 de abril, foi marcante para 32 casais cataguasenses que oficializaram sua união em um casamento comunitário, realizado no salão social do Cube do Remo. O evento aconteceu como parte de um projeto da Defensoria Pública de Minas Gerais, que foi aderido pela Comarca de Cataguases pela primeira vez, conforme explicou a Defensora Regional Eliana Oliveira Spíndola. Emocionada, inclusive, ela lembrou que o acontecimento é inédito na região, embora ocorra já há alguns anos em outras comarcas e na capital do Estado. "É uma forma de garantirmos um casamento com cidadania, dignidade e valorizando a família", disse Eliana Spíndola, prometendo que este será o primeiro de muitos casamentos comunitários a serem realizados em Cataguases.

imageSegundo ela, tudo foi organizado com o empenho de toda a equipe da Defensoria Pública da comarca, com a parceria de várias pessoas, instituições, empresas locais e patrocínio do Sicoob Coopemata, Vitória Noivas, Brilho das Noivas, Loja Via Mia, Supermercado Fontes e Salão de Beleza Intercharme. Além disso, autoridades que prestigiaram o evento presentearam as noivas com um buquê de flores distribuído a cada uma. Com estes apoios, e a cessão do salão de festas pelo Clube do Remo, foi possível vestir os casais, maquiar e pentear as noivas, oferecer refrigerantes e bolos. O casamento comunitário também contou com o patrocínio de pessoas voluntárias da cidade e com a parceria do Cartório de Registro Civil.

Além de amigos e familiares dos noivos, o evento contou com as presenças do Prefeito de Cataguases, Willian Lobo e a primeira dama Sabrina Arcara, dos vereadores Michelangelo Correa, presidente da Câmara Municipal, Betão do Remo e Gilmar Canjica, da Secretária de Assistência Social, Mirilane Licazali, do Juiz de Direito Reinaldo Moreira, do Juizado Especial, do Promotor de Justiça Rodrigo Ladeira, do Provedor do Hospital de Cataguases, Bil Crepaldi, do Juiz de Paz João Batista Abritta, do Oficial do Cartório de Registro Civil, Gil Sérgio Vieira de Miranda, e dos familiares do advogado e ex-prefeito Tarcísio Henriques – sua viúva Maria Cristina Peixoto Henriques e seus filhos Tarcísio Henriques Filho e José Henriques -, que foi o primeiro Defensor Público da Comarca de Cataguases.

Durante a cerimônia, os noivos foram conduzidos ao salão e receberam bênçãos do casal Vânia e Jorge Freitas, representando a Igreja Católica, da Pastora Vera Nilce de Aguiar Costa, representando a Igreja Evangélica, e de Roosevelt Pires, representando a Doutrina Espírita. A cerimônia teve troca de alianças e juramento, em clima de grande emoção. Ao final, o Juiz de Paz João Batista Abritta perguntou aos noivos se o casamento era por livre e espontânea vontade de ambos e, diante da afirmativa, os declarou casados, conforme orienta o Código Civil Brasileiro. Na sequência, todos foram nominalmente convocados, junto com suas testemunhas, para assinar o livro de registros.

imageApós todos os atos da cerimônia, cada casal pode desfrutar de seu bolo, junto com seus convidados, em uma festa inesquecível e emocionante, realizada ao som dos integrantes do Centro Cultural Eliane Carvalho, que também se voluntariou a promover a seleção musical do evento. A Defensora Pública Eliana Spíndola agradeceu a todos, e destacou o sucesso da cerimônia que teve, segundo ela, a efetiva participação e união da sociedade civil e do poder público.

Confira abaixo a lista dos noivos que se casaram fornecida pela Defensoria Pública e ao final uma galeria de fotos da cerimônia:

- Aline Aparecida/Fabrício de Paula
- Luciana de Souza/Wesley Garcia
- Lucia das Graças/Olivier Silvério
- Natascha Jenifer/Anderson Oliveira
- Mônica de Fátima/José Ricardo 
- Jussara Aparecida/José Roberto da Silva Jr.
- Francilene Ariane Góis/Marco Aurélio Lacerda
- Andreia de Paula Pereira/Elcimar Teixeira Lacerda
- Jenifer Carvalho da Silva/Jonathan Duarte
- Aline Borges Silva/Ederson Arruda Regazi
- Michele da Costa Ferreira/Marcelo O. Rocha
- Juliana Carvalho Tostes/Eduardo Silva Barbosa
- Patrícia Tobias/Fabiano de Assis
- Juliana de Abreu Maurício/Vítor Luiz Arruda
- Poliana de Moura Lopes/Aurélio Silva Nascimento
- Elmite Graziele Costa/Lucas de Souza Nascimento
- Lidiane e Jaciel
- Roberta Lillian/Geovany Silva 
- Elaine Helena dos Santos/Reinaldo Lizaldo
- Giane Aparecida Silva/Wanderson Ramalho
- Zilá de Souza/Gerson Antônio da Silva
- Marli Santiago/Jorge da Silva
- Alicy e Evilásio
- Jéssica e Robson
- Juliene e Mateus
- Eva Aparecida/José Manoel Pereira
- Sheila de Oliveira/Angelo Márcio
- Patrícia e Leandro
- Amanda Freitas/Adriano Grille
- Paola e Gustavo Crovato
- Claudia Maria e Claudiney


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: casamento, comunitário, Defensoria Pública, solenidade, cartório





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: