Em 19/04/2017 às 12h36 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa nesta quarta a vacinação contra a gripe em Cataguases

O secretário municipal de Saúde, Eliermes Teixeira anunciou o início nesta quarta-feira da vacinação contra a gripe em Cataguases

O secretário municipal de Saúde, Eliermes Teixeira anunciou o início nesta quarta-feira da vacinação contra a gripe em Cataguases

Download
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) começa hoje, quarta-feira, em Cataguases. A imunização está sendo oferecida em todos os PSF’s, menos nos locais que estão apresentando problemas com refrigeração para o armazenamento da vacina, que são as unidades de saúde dos bairros Pampulha, Sol Nascente, Taquara Preta, Thomé, Justino, Beira Rio, Haidée e Guanabara e do distrito de Sereno. A vacina também pode ser procurada no Centro Municipal de Imunização, na Vila Tereza.

Conforme explicou o Secretário Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira, a GRS (Gerência Regional de Saúde), com sede em Leopoldina, recebeu lotes da vacina da Secretaria de Estado da Saúde na última semana, mas em função do feriado prolongado da Semana Santa, só começou a disponibilizá-la aos municípios de sua área territorial nesta semana. O Dia D de Vacinação contra a Gripe será em 13 de maio. Até lá, todas as unidades de saúde do município estarão oferecendo-a, de 8 às 17 horas.

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é reforçar a campanha. O grupo prioritário definido para este ano é formado por pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), portadores de doenças crônicas e professores das redes pública e particular. Os dois últimos só começam a ser vacinados em Cataguases a partir do dia 13 de maio, a fim de evitar longas filas, conforme explicou o Secretário Eliermes Teixeira.

O Secretário informou, ainda, que a disponibilização da vacina em todos os postos em condições de efetuar o procedimento é uma estratégia do município a fim de evitar longas filas. Além disso, a intenção de ampliar o número de salas de vacina nas unidades de saúde é uma das metas da administração nesta área. "Com a experiência que tivemos no começo do ano, quando foi grande a procura pela vacina contra a febre amarela, ficou evidente a necessidade de contarmos com mais locais para atender a população", afirmou.

A meta é imunizar 54,2 milhões de pessoas em todo o país e, em Minas Gerais, a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é alcançar 5,5 milhões. Em Cataguases, o Secretário Eliermes Teixeira espera vacinar 90% do púbico alvo e, neste sentido, ele faz um apelo para que as pessoas que se enquadram no grupo prioritário procurem logo os locais de vacinação para que até o dia 13 de maio esta meta esteja próxima de ser atingida.

A doença
A gripe (influenza) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz de proteção é a vacinação. Porém, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.

Segundo o Ministério da Saúde, as estatísticas de óbitos relacionadas à gripe vêm sendo alarmantes desde 2009, quando teve início a epidemia. Apenas em 2016, ano com maior incidência de casos, mais de 2,2 mil brasileiros morreram por problemas relacionados à gripe. Em Minas, também no ano passado, a síndrome respiratória aguda grave (Srag) causada pela influenza matou 290 pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: influenza, gripe, vacina, campanha, saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: