Em 08/04/2017 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Público prestigia encontro municipal de conscientização sobre o Autismo

O encontro foi realizado para estimular o entendimento sobre a questão e debater a inclusão das pessoas portadoras do autismo

O encontro foi realizado para estimular o entendimento sobre a questão e debater a inclusão das pessoas portadoras do autismo

Download
Uma grande platéia, formada principalmente por educadores, profissionais de saúde, especialistas, familiares e interessados no Transtorno de Espectro Autista (TEA), prestigiou na noite de sexta-feira, 7 de abril, o I Encontro Municipal de Conscientização do Autismo, evento promovido pela Prefeitura de Cataguases, através das secretarias municipais de Educação e a de Saúde. O tema foi levantado após uma série de intervenções na cidade, realizadas pela sociedade civil e prefeitura, para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ocorrido no em 2 de abril, entre elas uma caminhada que aconteceu no último domingo.

imageO encontro foi realizado para estimular o entendimento sobre a questão e debater a inclusão das pessoas portadoras do autismo, e foi aberto pela psicóloga Carolina Gouvêa que proferiu a palestra "Intervenção precoce e participação dos pais no processo terapêutico". Especialista em Gestão de Pessoas e em Terapia Cognitiva, Carolina é também professora do curso de Psicologia na unidade de Ubá da Unipac e membro do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB). Com vasta experiência no tema, ela abordou as diversas maneiras de intervir no diagnóstico precoce do transtorno, de modo a permitir um melhor desenvolvimento da pessoa autista.

Segundo ela, o autismo é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por sintomas associados a déficits sociais, de comunicação e comportamentos repetitivos e restritivos, comprometendo a qualidade de vida e independência do indivíduo. "Cerca de 70% das pessoas com o transtorno apresentam retardo mental, de leve a grave, e 30% podem não desenvolver a linguagem", informou. De acordo com a psicóloga, a intervenção precoce deve acontecer à medida que os sintomas forem percebidos, que é quando a criança começa a ter maiores necessidades e independência. "A importância da família e da escola são fundamentais, pois são os primeiros a verificar que aquela criança não consegue atender sozinha às suas necessidades sociais, de comunicação, de comportamento, como uma criança típica", explicou.

imageCarolina Gouvêa passou também informações bastante relevantes sobre quais os sintomas mais característicos, apesar das particularidades de cada indivíduo acometido pelo TEA, e das causas da doença, conforme as mais recentes pesquisas, que apontam alterações genéticas e até mesmo intoxicações alimentares por elementos químicos presentes em agrotóxicos, transgênicos, corantes, glúten, entre outros. Segundo ela, o diagnóstico é clínico e por observação. "Toda criança com autismo terá atraso no desenvolvimento e isto deve nortear a intervenção para que ela aconteça o mais cedo possível, de modo que o acompanhamento profissional ocorra logo, para que, dentro do espectro, que sãos os vários graus da doença, ela possa se desenvolver e chegar às mais baixas graduações do transtorno", afirmou, ressaltando que todos devem encarar o TEA sem preconceitos e sem julgamentos.

O primeiro dia do encontro encerrou com um bate-papo entre pais e profissionais, quando cada um contou sua experiência familiar e profissional, além de responder às perguntas da platéia. Participaram também deste dia o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo; o vice-Prefeito Tita Lima; os secretários de Educação, José Fernando Antunes Milane, de Assistência Social, Mirilane Licazali, de Administração, Cláudia Aline Vargas, de Saúde, Eliermes Teixeira, o chefe de gabinete da Prefeitura João Paulo Vargas; os vereadores Michelangelo Melo Correa e Paulo Milane. Por fim, aconteceu um coquetel e os presentes visitaram uma exposição com trabalhos de crianças com o transtorno, materiais didáticos para o seu desenvolvimento e brinquedos construídos por familiares para atender às necessidades das crianças autistas.

imageNeste sábado, 8 de abril o Encontro Municipal de Conscientização do Autismo foi retomado, às 8 horas, com a palestra do médico neurologista Murilo Possani, abordando o tema "Autismo, quando procurar ajuda e diagnóstico diferencial". Em seguida, a psicopedagoga Regina Lacerda falou sobre "O autista na escola", e após acontecem as explanações "A terapia ocupacional e a integração sensorial no Autismo", com a terapeuta ocupacional, Ana Paula Barbosa, especializada em Neuropsicologia do Desenvolvimento, e a palestra "10 Mitos e Verdades sobre o Autismo", com a fonoaudióloga Ana Cristina Carneiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Autismo, encontro, conscientização, município, palestras





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: