Em 03/04/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretário de Estado da Agricultura inaugura Centro de Referência em Piscicultura Ornamental da Epamig na Lajinha

Vanessa Figueredo, Gerente do Campo Experimental da Epamig Leopoldina discursa na abertura do evento

Vanessa Figueredo, Gerente do Campo Experimental da Epamig Leopoldina discursa na abertura do evento

Download
Foi inaugurado nesta manhã de segunda-feira, 3 de abril, no Campo Experimental da Epamig, situado na localidade da Lajinha, em Leopoldina, o Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce. A solenidade foi prestigiada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Minas Gerais, Pedro Leitão e também pelo presidente da EPAMIG, Rui da Silva Verneque. O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira e seu vice, Márcio Pimentel, além do Coordenador de Pesca e Aquicultura em Minas Gerais da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Oswaldo Albergaria, vereadores, produtores rurais e estudantes participaram do evento.

imageA coordenadora do Centro de Referência, Elizabeth Lomelino Cardoso (foto), disse, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, que foram investidos "quase novecentos mil reais oriundos do extinto Ministério da Pesca, na implantação deste projeto que estamos inaugurando. Ele surgiu de uma demanda dos produtores desta região que produzem cerca de 70% do peixe ornamental consumido em todo o país para fazer pesquisas nesta área com critério rigoroso", explicou. Ela revelou que os trabalhos começaram em 2012 e a partir de agora serão desenvolvidas várias pesquisas como o diagnóstico da região para conhecer a realidade deste setor; estudo de melhoramento genético das espécies já produzidas a fim de conseguir melhor qualidade; produção de organismos vivos que são utilizados na alimentação dos peixes e são alimentos despoluidores e, através do melhoramento genético das espécies, o reprodutor que for gerado será repassado para os produtores para ser distribuído e multiplicado. O Centro vai trabalhar com quatro espécies de peixes ornamentais: Carpa, Kinguos, Guppi e os Paulistinhas que são muito comercializados, completou Elizabeth.

imageA Piscicultura na Zona da Mata está concentrada em oito municípios - especificamente, na região de Muriaé - onde são cultivadas entre 250 a 450 espécies de peixes ornamentais. A região é responsável por comercializar 1.450.000 unidades de peixes por mês para quase todos os estados da federação, o que significa uma receita entre R$ 600 mil a R$800 mil mensais, segundo informações do setor que envolve neste trabalho entre 2 mil a 3 mil pessoas, caracterizando-se basicamente como uma atividade familiar, conforme revela pesquisa da própria Epamig divulgada durante o evento. Vanessa Figueiredo (foto), gerente da Campo Experimental em Leopoldina, disse que a inauguração do Centro atinge mais um objetivo da Epamig que é facilitar a vida do produtor através da apresentação de novas tecnologias. "Hoje estamos cumprindo mais uma etapa de nossa missão que é levar ao produtor mais facilidade na área da piscicultura, desta vez, com peixe ornamental e estaremos abertos para os produtores que queiram conhecer o nosso espaço e tirar dúvidas e também conhecer um pouco sobre esta cultura", disse.

imageO Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Pedro Leitão (foto), 43 anos e que assumiu o cargo há pouco mais de dois meses oriundo da Educação, disse que toda esta "atividade do agronegócio é estratégica para o Estado, porque se mostra como uma locomotiva da economia. É o único setor que está crescendo no Estado. Eu acredito, aqui para a Zona da Mata, uma região tão carente de novos projetos de desenvolvimento, começar a olhar a piscicultura e peixes ornamentais como uma atividade de geração de emprego e renda. É esta a nossa direção: reconhecer este trabalho que já vem sendo desenvolvido por produtores da região com muito esforço e muita dificuldade, mas também mudar de patamar para que a atividade realmente se consolide na região e que possa virar de forma definitiva uma referência para o Brasil em produção de peixes ornamentais", analisou. Pedro Leitão estendeu sua análise para o apoio que o Governo de Minas pode dar ao setor. "Primeiramente devemos mapear a região, o que o governo tem feito. O segundo passo é atuar de forma concreta, através do conhecimento que faz qualquer atividade evoluir, e é isso que a gente está trazendo aqui através da Epamig", completou. 

image

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Lajinha, Piscicultura, Centro de Referência, peixe ornamental





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: