Em 18/03/2017 às 12h08 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases já tem três macacos mortos por suspeita de febre amarela

Macaco encontrado morto em Recreio nesta sexta-feira. Outro da mesma espécie foi localizado na vila Tereza, em Cataguases

Macaco encontrado morto em Recreio nesta sexta-feira. Outro da mesma espécie foi localizado na vila Tereza, em Cataguases

Download
Nesta sexta-feira, 17 de março, foi encontrado mais um macaco morto em Cataguases. Desta vez, na Vila Tereza. Foi o terceiro dos quatro localizados sem vida suspeitos de terem sido vítimas da febre amarela, pois o quarto animalestava carbonizado, provavelmente por causa de choque elétrico. Todos os três primatas mortos suspeitos tiveram seus corpos congelados e estão sendo encaminhados para exames de comprovação da causa da morte, informa o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. Não há prazo para divulgação do resultado.

O primeiro macaco morto, provavelmente por febre amarela, foi encontrado no distrito de Vista Alegre no último dia 9 de março. No dia seguinte, de manhã, o corpo de outro primata foi localizado nas proximadades da Praça de Esportes. Desde então a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando a campanha de vacinação contra a doença naquele distrito e mantendo o serviço no Centro de Vacinação da Vila Tereza. Não há nenhum registro de febre amarela no município conforme assegura a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Na Zona da Mata, foi registrado até agora, apenas um caso da doença, em Carangola, nesta sexta-feira.

imageMesmo assim, vem crescendo as mortes de macacos nas cidades ao redor de Cataguases. Em Recreio, há 59 km do município, o corpo de um deles foi encontrado na área urbana nesta sexta-feira. Nesta segunda-feira, ele será levado para ser examinado se a causa de sua morte foi febre amarela. A prefeitura anunciou a realização pulverização de inseticida contra o mosquito aedes aegypti num raio de três quilômetros na área onde o macaco foi encontrado morto e reforçou a orientação à população para a vacinação.

Em Leopoldina, distante 23 km de Cataguases, dois macacos já foram encontrados mortos, sendo o último na segunda-feira, 13 de março. Desde a morte do primeiro primata o município realiza diversas ações preventivas contra a febre amarela como vacinação intensa de bloqueio nas regiões onde o animal foi encontrado, mutirões de limpeza nos bairros a fim de exterminar o mosquito aedes aegypti e fei feita a pulverização de inseticida em vários bairros da região onde os primatas mortos foram encontrados, relatou a secretária de Saúde de Leopoldina, Lúcia Gama. (Fotos: Site Polís Recreio)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações de O Vigilante Online e Pólis Recreio

Tags: macaco, primata, febre amarela, mosquito





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: