Em 15/03/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sábado será aberta a exposição Revista Verde 90 anos

Evento faz homenagem ao movimento que ao lado do cinema e da arquitetura, lançou Cataguases na vanguarda da cultura brasileira

Os poetas organizadores da exposição com um quadro ao fundo com os integrantes da Verde

Os poetas organizadores da exposição com um quadro ao fundo com os integrantes da Verde

Download
No próximo sábado, dia 18 de março, a partir de 19 horas, será inaugurada em Cataguases, no Centro Cultural Humberto Mauro, a mostra VERDE 90 ANOS (1927/2017), organizada pelos poetas Joaquim Branco, P.J.Ribeiro e por Ronaldo Wernerck. A exposição é composta por imagens & textos e, na noite de abertura, haverá um sarau com poemas dos integrantes da revista Verde pela equipe do Proler, um bate-papo aberto ao público com os organizadores da mostra, e o lançamento de dois livros: "Uma Verde História", de Fernando Abritta & Joaquim Branco e "Rosário Fusco por Ronaldo Werneck: Sob o signo do imprevisto". 

imageAlém destes lançamentos e do sarau com poemas dos integrantes da revista, a exposição VERDE 90 ANOS vai mostrar fotos individuais e em grupos dos membros do movimento, de várias situações em casa, com a família, as capas das revistas e livros, os textos mais representativos, os logotipos criados por Rosário Fusco, desenhos e caricaturas, e as biografias resumidas de cada um dos "Verdes". Haverá também um bate-papo com os organizadores, aberto a perguntas do público. O evento conta com o patrocínio da Energisa, que mais uma vez apoia iniciativas culturais como esta que, especificamente, preserva a memória de uma época marcante e determinante para a cultura da cidade.

A Revista Verde
"Por que enredos da Providência Divina foi nascer, à beira de um riacho chamado Meia-Pataca, um grupo de poetas interessantes que hão de deixar uma certa marca no momento poético que estamos vivendo?" – perguntava-se o respeitado crítico Tristão de Athayde n´O Jornal, do Rio de Janeiro, em 1928, ao escrever sobre a revista Verde, lançada no ano anterior em Cataguases.

Verde tirou seis edições: as cinco primeiras em 1927; uma em 1928; e a última em 1929, toda dedicada a Ascânio Lopes, o principal poeta do grupo, que acabara de falecer, aos 22 anos. O primeiro número publicava apenas escritores mineiros – Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura etc – e entre eles os rapazes da cidade, núcleo de resistência da Verde e fundadores da revista: Ascânio Lopes, Cristóphoro Fonte-Boa, Camilo Soares, Enrique de Resende (o mais velho, então com 28 anos), Francisco Inácio Peixoto, Guilhermino Cesar, Martins Mendes, Oswaldo Abritta e Rosário Fusco, o mais novo deles, com 17 anos. 

imageJá a partir do segundo número, vieram colaborações de escritores dos quatro cantos do país e até do exterior. Principalmente dos modernistas de São Paulo, capitaneados por Mário e Oswald de Andrade, que chegaram mesmo a escrever poema famoso dedicado aos rapazes da Verde, publicado no quarto número da revista, onde diziam: "Todos nós somos rapazes/ muito capazes/ de ir ver/ de forde verde/ os ases de Cataguases".

No terceiro número daVerde é publicado um "abusado" manifesto, que ficaria famoso e que pode ser resumido nos seguintes itens:

1.º Trabalhamos independentemente de qualquer outro grupo literário.
2.º Temos perfeitamente focalizada a linha divisória que nos separa dos demais modernistas brasileiros e estrangeiros. 
3.º Nossos processos literários são perfeitamente definidos. 
4.º Somos objetivistas, embora diversíssimos uns dos outros.
5.º Não temos ligação de espécie nenhuma com o estilo e o modo literário de outras rodas.
6.º Queremos deixar bem frisada a nossa independência no sentido "escolástico".
7.º Não damos a mínima importância à crítica dos que não nos compreendem.



Matéria atualizada às 10h16min de 16/032017


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com colaboração de Ronaldo Werneck e Joaquim Branco

Tags: Revista Verde, cultura, vanguarda, literatura, cinema





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: