Em 14/03/2017 às 21h19 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mostra itinerante da Fundação Ezequiel Dias fica na cidade até amanhã

A exposição é composta por um caminhão itinerante que se transforma numa sala de exibições, onde são projetados vídeos sobre os temas da mostra

A exposição é composta por um caminhão itinerante que se transforma numa sala de exibições, onde são projetados vídeos sobre os temas da mostra

Download
Foi aberta na manhã desta terça-feira, 14 de março a exposição "Ciência em Movimento", da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em parceria com a Prefeitura de Cataguases, através das secretarias municipais de Saúde e Educação. A mostra, que fica aberta à visitação até amanhã, às onze da manhã, na Praça de Esportes, é parte de um programa daquela fundação que tem por objetivo levar o conhecimento científico até as comunidades, usando uma linguagem lúdica e popular.

A exposição é composta por um caminhão itinerante que se transforma numa sala de exibições, onde são projetados vídeos sobre os temas da mostra. No caso de Cataguases, a exposição é sobre dengue, animais peçonhentos e alimentação, mas a FUNED oferece vários outros assuntos, que são escolhidos pelas cidades onde o evento é realizado, no ato de sua inscrição para receber o programa. Além disso, na quadra poliesportiva da Praça de Esporte está montada uma exposição sobre o tema, com um vasto material científico, além de uma área lúdica onde, principalmente as crianças, podem brincar e aprender ao mesmo tempo.

image"A gente tem realizado cerca de 20 exposições como esta a cada ano, desde que o programa começou, em 2012, e, para nós é como sair do laboratório para interagir com as pessoas. É interessante notar como a mostra desperta a curiosidade das comunidades e das crianças, em especial. Com ela passamos conhecimento, aproximando a ciência da população", conta o biólogo e coordenador do programa, Ricardo Maciel. Segundo ele, é gratificante também observar os grupos de estudantes, acompanhados de seus professores, verem na prática os temas que são estudados em sala de aula. "Também ressalto o apoio dos monitores locais, que são servidores de setores como controle de endemias e agentes de saúde, que conhecem bem as cidades onde atuam e fazem um belo trabalho orientando as visitas", completou.

Para as crianças que visitam a mostra, ver de perto cobras e aranhas, conhecer seu habitat, hábitos e como lidar com o surgimento de tais animais é interessante e ajuda a lidar com situações que podem surgir no dia-a-dia. "Achei muito bacana e agora já sei que não posso me aproximar desses animais ou mesmo o que eu devo fazer se alguém for picado", disse Júlio César Gonzaga, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Maria José Peloso. (Fotos: Cristina Quirino)

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: ciência, Funed, científico, animais





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: