Em 14/03/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Zona da Mata pode virar Polo Agroecológio e de Produção Orgânica

Projeto de Lei neste sentido é do Deputado Rogério Correia e tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O objetivo é promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica na região

O objetivo é promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica na região

Download
O Deputado Estadual Rogério Correia (PT) apresentou um projeto de lei de sua autoria na Assembleia Legislativa que institui a Zona da Mata mineira como Polo Agroecológico e de Produção Orgânica. O texto foi distribuído às comissões de Constituição e Justiça, de Agropecuária e Agroindústria, de Desenvolvimento Econômico e de Fiscalização Financeira e Orçamentária para ser analisado, e após ser aprovado deverá ir a votação em plenário.

O objetivo é promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica na região. A proposta deve ser orientada pelos seguintes princípios: desenvolvimento sustentável; participação e protagonismo social; preservação ecológica com inclusão social; segurança e soberania alimentar; diversidade agrícola, biológica, territorial, paisagística e cultural; reconhecimento da importância dos movimentos de agroecologia, da agricultura familiar e dos povos tradicionais para a agrobiodiversidade e a segurança alimentar.

imagePara o deputado Rogério Correia, que considera a Zona da Mata mineira "um celeiro de alimentos saudáveis", a intenção é consolidar o desenvolvimento sustentável e socioeconômico da região. "Queremos potencializar esse perfil da Zona da Mata, que é forte na produção de alimentos por agricultores familiares, uma região de pequenas propriedades rurais. Nosso desejo é agregar valor ao que já é produzido e levar melhores condições aos que plantam sem o uso de agrotóxico e sem degradar o meio ambiente", ressaltou o petista.

PARTICIPAÇÃO POPULAR
As ações relacionadas à implementação e gestão do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata contarão com a participação de trabalhadoras e trabalhadores em agricultura familiar, com representantes de associações, cooperativas, entidades públicas e privadas e de organizações da sociedade civil ligadas à produção e à comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Rogério Correia

Tags: Zona da Mata, agroecológico, orgânico, agricultura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: