Em 12/03/2017 às 19h45 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretário de Direitos Humanos fará visita a Frei Gilberto, vítima de ameaça

Frei Gilberto e o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda

Frei Gilberto e o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda

Download
O Secretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Nilmário Miranda, confirmou na última quinta-feira, 9 de março, que fará uma visita a Frei Gilberto, em Belisário, distrito de Muriaé, provavelmente nesta semana. No dia 19 de fevereiro, aquele religioso sofreu ameaças de morte por um desconhecido que chegou a exibir uma arma de fogo. O motivo seria em decorrência do trabalho realizado pelo pároco em defesa do Meio Ambiente e contra a mineração que avança na região. A visita do Secretário tem como objetivo fazer uma defesa da vida de Frei Gilberto e apoiar a população e produtores que vivem da terra naquele distrito.

Em comunicado à imprensa, a diocese de Leopoldina informou ter tomado todas as medidas para garantir a segurança pessoal de Frei Gilberto. "As autoridades foram devidamente acionadas para que se investigue e que o autor e o mandante se for o caso, sejam criminalmente responsabilizados. Esperamos que o mandante retire suas sentenças e que as autoridades constituídas venham em socorro imediato daquelas comunidades para que se assegurem os sagrados direitos às suas pequenas propriedades e à proteção aos saudáveis e ricos mananciais de água potável de extraordinária qualidade que ali nascem", disse o bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento, da Diocese de Leopoldina, que a paróquia de Belisário está inserida.

Ainda segundo a Diocese, Frei Gilberto, em sua função missionária, como deve ser, vem prestando assistência e apoio aos pequenos agricultores de sua comunidade na luta contra a espoliação de suas terras e a degradação das áreas de lavouras familiares. "Em nosso país - revela o texto - como temos assistido com muita dor, os ditos "grandes empreendimentos" não suportam argumentação que contrarie seus planos, sabedores de que sempre sairão vitoriosos. Pelo que, ignoram qualquer bem-estar ou direito dos fracos. Se entender necessário, desprezam até mesmo a vida humana dos contraditores. Irmã Dorothy é uma das nossas mais recentes e dolorosas memórias", acrescenta a Nota da Diocese de Leopoldina. (Foto montagem baseada em fotos do Site Silvan Alves e reprodução da Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Guia Muriaé

Tags: Frei, ameaça de morte, Direitos Humanos, Nilmário





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: