Em 08/03/2017 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Reunião lança o projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento de Cataguases

Iniciativa visa alavancar o processo de desenvolvimento do município através do envolvimento de todos os setores da sociedade

Ricardo Mattos durante a abertura do evento que explicou sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento de Cataguases

Ricardo Mattos durante a abertura do evento que explicou sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento de Cataguases

Download
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) e a Associação Comercial de Cataguases (ACIC) realizaram na noite desta terça-feira, 7 de março, no Centro Cultural Humberto Mauro, centro da cidade, um encontro com lideranças municipais para apresentar o Projeto do Conselho de Desenvolvimento de Cataguases (Codec) e a assinatura formal do termo de adesão das diversas entidades visando dar sequência às ações de sua implantação. O evento foi aberto pelos presidentes das duas entidades, Humberto Lanzieri e Ricardo Mattos, respectivamente e o projeto foi explicado pelo empresário Humberto Peixoto. 

imageHumberto Lanzieri (foto ao lado) disse conhecer as dificuldades a serem enfrentadas, "mas precisamos representar melhor nossos associados e a nossa participação no Conselho é o caminho para isso", afirmou antes de assinar o termo de adesão que foi chancelado primeiramente pelo presidente da ACIC, Ricardo Mattos. Ele disse que este será um momento "em que as gerações futuras vão se orgulhar como fazemos agora com relação ao Movimento Verde". Ricardo, que não nasceu em Cataguases, mas reside na cidade há mais de 25 anos, disse que o município "vê ao longo desse período a "constante diminuição de suas atividades principais" e isso motivou a criação do Conselho a partir de outras iniciativas já tomadas nos últimos anos, disse.

imageAntes, o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani (foto ao lado), falou do trabalho de pesquisa realizado pela Fundação Dom Cabral que fez um levantamento minucioso sobre a situação de Cataguases e a participação da Energisa no processo. Ele contou uma conversa que travou com o governador de Minas, Fernando Pimentel, quando ele esteve em Cataguases ano passado e lhe pediu o término da construção da estrada da Empa, recebendo dele uma resposta afirmativa. Mantovani aproveitou para atualizar os presentes sobre o andamento daquele assunto, revelando que o levantamento topográfico na estrada está encerrado que ele espera o início da obra ainda este ano "para não sofrermos com os problemas decorrentes do ano eleitoral", acrescentou.

imageHumberto Peixoto (foto ao lado) detalhou o que é e como vai funcionar o Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - Codec - que tem como objetivo "formular e executar políticas de desenvolvimento econômico, através de propostas, projetos, programas ou planos que serão submetidos aos poderes Executivo ou Legislativo visando sua realização". Será instituído por Lei Municipal e vai funcionar, na prática, como um fórum para discussão e ou disseminação de ideias e projetos de desenvolvimento de Cataguases e região. Caberá à ele também gerir o Fundo de Desenvolvimento de Cataguases - Fundec - a ser criado, para formular programas e prioridades na aplicação dos recursos.

O Codec, explicou Humberto, será formado por representantes de entidades dos diversos segmentos da sociedade que vão atuar em câmaras setoriais cujas decisões serão levadas ao plenário e votadas. O Conselho será gerido por uma diretoria eleita e terá um secretário executivo técnico não eleito e mantido pelo próprio órgão. O Codec terá como característica a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, representatividade política apartidária e foco no desenvolvimento econômico. Com esta ferramentas pretende promover o desenvolvimento econômico sustentável de Cataguases, mediante a articulação da sociedade organizada e dos poderes constituídos, completou Humberto.

imageNo encerramento todos foram convidados a assinarem o Termo de Apoio ao Codec Ricardo Mattos, agradeceu a participação de todos e recebeu o apoio unânime dos presentes. Humberto Lanzieri, aproveitou para incentivar os participantes a se unirem em torno desta iniciativa. Segundo ele, "não podemos deixar esta oportunidade passar. Cataguases precisa de nossa ajuda porque somos nós que representamos a sociedade e precisamos fazer Cataguases ser uma cidade de oportunidade para todos", salientou. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Codec, Conselho, Econômico, Desenvolvimento, empresas, município





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: