Em 02/03/2017 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguasense tem projeto educacional aprovado por instituição internacional

Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2017, da Fundação Lemann e do renomado MIT, selecionou apenas oito projetos no país

Liliane Mendonça foi uma das oito selecionadas com seu projeto "Mundo Meu" pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017

Liliane Mendonça foi uma das oito selecionadas com seu projeto "Mundo Meu" pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017

Download
Cataguases volta a despontar na cena cultural e educacional. Desta vez através da produtora cultural, professora e mestre em Ciências Sociais pela UFJF, Liliane de Paula Mendonça, que acaba de ter seu projeto "Mundo Meu: formas animadas a partir de materiais reciclados, sucatas e dispositivos elétricos e eletrônicos" como um dos oito selecionados em todo o país pelo projeto Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017, promovido pela Fundação Lemann e MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) Media Lab, dos Estados Unidos, uma das faculdades mais respeitadas do mundo. 

Liliane está radiante de felicidade, como revela. "Dos oito projetos aprovados, apenas três são de mulheres e o nosso é o único que ainda não está sendo realizado", contou entusiasmada, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes no final da tarde desta terça-feira, 2 de março, logo depois de saber da boa notícia. Ela contou que o projeto começou a ser escrito em 2015, originalmente para o Instituto Francisco de Souza Peixoto, "e foi amadurecendo até que em janeiro, ao tomar conhecimento deste Desafio, em conversa com o Marcelo Peixoto, presidente do Instituto, ele me incentivou a inscrevê-lo", contou.

Ela explica que o projeto aprovado é uma inspiração lúdica para a comunidade escolar inserir a teoria na prática. Tem por objetivo realizar oficinas de Cidadania, Tecnologia Educação e Cultura, para as escolas públicas de Cataguases. "As oficinas são realizadas a partir do GPTo Teatro de Bonecos, que além da Matemática, trabalha o Português, a Física, a Informática, a Mecânica, noções de planejamento, desenho, modelagem, noções de mecanismos e efeitos visuais e sonoros", explica. 

imageO projeto une conceitos básicos de robótica com noções de teatro de formas animadas. Os participantes constroem tanto miniexperimentos com mecanismos autônomos de locomoção, quanto objetos e personagens com formas animadas, revela. A finalização das oficinas, completa, se dá por sua publicação na web, junto com os participantes utilizando os equipamentos da escola e disponíveis para aplicação das novas tecnologias nas práticas educacionais. Para ajudar a viabilizar o projeto, Liliane contou com a indispensável parceria com o SENAI de Cataguases, disse.

A aprovação dá direito a Liliane a uma Bolsa de Aprendizagem Criativa para a implantação do projeto, participar de uma oficina de capacitação que será realizada em São Paulo, ainda neste mês de março. E também a levará a passar uma temporada no MIT, nos Estados Unidos, para onde viajará - ainda sem data definida - para adquirir novos conhecimentos e prática sobre o Desafio. Ela informou também que o projeto deverá estar com setenta por cento realizado até o final do ano para que possa ser avaliado pela equipe do MIT e da Fundação Lemann.

Conheça o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017
É uma iniciativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab que visa fomentar a implementação de soluções inovadoras – novas tecnologias, produtos e serviços – que ajudem a tornar a educação brasileira mais mão na massa, significativa, colaborativa e lúdica.

Tem como objetivo, também, identificar, conectar e apoiar indivíduos brasileiros – artistas, pesquisadores, educadores, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores e tomadores de decisão – que possam ter um papel-chave no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa, especialmente no que se refere a projetos mão na massa envolvendo programação e construção no mundo físico, em escolas públicas (de Educação Infantil ao Ensino Médio) e ambientes de aprendizagem não formais de todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Mundo Meu, Liliane Mendonça, MIT, Fundação Lemann





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: