Em 19/02/2017 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura divulga nota sobre realidade da Segurança Pública em Cataguases

Há reclamações de postes apagados em diversos bairros do município: sensação de insegurança

Há reclamações de postes apagados em diversos bairros do município: sensação de insegurança

Download
A publicação da matéria pelo Site do Marcelo Lopes, no começo da tarde deste sábado, 18, sobre o estupro de uma mulher ocorrido embaixo da Ponte Metálica, que está mal iluminada, e vem sendo local preferido por marginais para a prática de furtos e assaltos, retratou também as reclamações da população a respeito da realidade precária da iluminação pública em vários bairros, levou a Prefeitura de Cataguases a se pronunciar e mais pessoas a contarem também novos problemas de falta de luz em suas ruas. Até agora, a única envolvida neste assunto que não fez nada é justamente quem recebe para fazer: a Energisa Soluções. A empresa que desde 2015 tem a obrigação, por contrato, de realizar a manutenção das lâmpadas dos postes em todo o município, não vem cumprindo, como deveria, sua parte no contrato que lhe remunera muito bem pelo serviço.

Em comunicado divulgado no começo da noite deste sábado, em sua página no Facebook, a Prefeitura de Cataguases mostrou a realidade da segurança no município. Disse que esta área é responsabilidade do governo do estado e que mesmo assim "colabora fornecendo combustível, materiais de escritório, equipamentos de informática, pneus, etc, para a PM e profissionais para o setor administrativo da Polícia Civil". E completou: "A administração municipal, infelizmente, não tem o poder de trazer mais policiais para trabalhar aqui, cabendo ao governo do Estado aumentar o efetivo", que é reduzido. Em Ubá, lembra a nota, há um número "muito maior do que em Cataguases" (de policiais militares). Diz ainda que fará um pedido em conjunto com a Câmara Municipal ao governador para que envie mais policiais a Cataguases. Outro problema é a falta de viaturas que estão em péssimas condições. Como o estado também não manda recursos para manutenção destes veículos a Prefeitura, reitera a Nota, vai colabrar com o reparo destes carros.

imageA respeito da iluminação pública, o texto informa que a Prefeitura "manteve várias reuniões com a Energisa Soluções. Não revela, porém, se trouxeram resultados positivos nem tampouco se ocorreu algum tipo de comprometimento da empresa em melhorar seu atendimento, restringindo-se apenas a dizer que a Prefeitura passou a fazer o controle dos atendimentos e notificações encaminhadas àquela empresa a fim de fiscalizar o serviço e buscar sua excelência. Uma fonte ouvida pelo site informou que o contrato de prestação de serviço entre o município e a Energisa Soluções prevê o pagamento mensal de cerca de R$ 40 mil pela manutenção da iluminação pública em Cataguases. Desta forma, entende-se que quanto menor o número de lâmpadas trocadas no mês, maior o lucro da empresa.

Na mesma Nota a Prefeitura também esclarece sobre os perfis de moradores de rua e o aumento dessa população ocorrida no município nos últimos anos. Especificamente sobre a realidade dos que vivem debaixo da Ponte Metálica, equipe da Secretaria de Assistência Social irá até lá esta semana, juntamente com a Polícia Militar, a fim de verificar a situação dos que ali se encontram. A nota termina lamentando o ocorrido e reafirmando que "tudo o que couber à administração municipal fazer, que for da sua competência, no sentido de garantir maior segurança à nossa população, será feito". O texto teve grande repercussão e gerou novos pedidos de reparos em postes com luzes queimadas conforme reprodução abaixo. Veja a nota na íntegra clicando aqui;

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Energisa Soluções, lâmpadas, postes, iluminação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: