Em 12/02/2017 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeito de Recreio chama empresa para reativar usina de reciclagem

Prefeito de Recreio esteve reunido com representantes da Brookfield para tratar da reativação da usina de reciclagem

Prefeito de Recreio esteve reunido com representantes da Brookfield para tratar da reativação da usina de reciclagem

Download
Uma das principais propostas de governo do prefeito de Recreio (59 km de Cataguases), Zé Maria Barros, durante a campanha eleitoral de 2016 foi a reativação da usina de reciclagem localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, fechada em junho de 2015. Na tentativa de concretizar esta meta, o chefe do executivo municipal, buscou parceria com a Brookfield Renewable.

Em reunião na manhã dessa última sexta-feira, 10 de fevereiro, o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, João Guilherme Ferreira, recebeu os representantes da empresa, Wagner Mazzeti, da área de operações da Regional Sudeste; Wagner Akihito, da área ambiental da Regional Sudeste; e Milena Murta, da área de responsabilidade social do Setor Corporativo.

Na tentativa de reativar a usina, o prefeito solicitou a Brookfield uma parceria. "O retorno das operações da UTC é a nossa meta primordial para Conceição da Boa Vista. O distrito é um território com altos índices de vulnerabilidade social e a usina sempre ajudou na oportunidade de trabalho, na melhoria das condições de vida e nas atividades do comércio local", disse Zé Maria Barros.

Os representantes da Brookfield demonstraram interesse em ajudar, mas, disseram que o governo municipal deverá apresentar um plano de reativação baseado na autossustentabilidade. "O interessante seria a UTC ser operada por uma cooperativa", disse Milena Murta. O prefeito Zé Maria informou que "na próxima semana a equipe administrativa estará estruturando o plano e em breve apresentará à empresa". Atualmente, a área da UTC está tomada pelo mato e vários equipamentos foram furtados.

imageDurante a conversa a equipe da Brookfield, construtora da UHE Barra do Braúna, no rio Pomba, na divisa entre Recreio e Laranjal, também apresentou os trabalhos desenvolvidos pela empresa em comunidades vizinhas aos seus empreendimentos tanto na área ambiental como também no social.

Sobre a construção da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Recreio, locada em Conceição da Boa Vista, eles fizeram um rápido histórico do investimento, com operação iniciada em fevereiro de 2012 durante a administração Fernando Coimbra (2005/2012). O investimento da Brookfield foi de R$ 641 mil através de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. A usina tem capacidade para atender uma população de até 20 mil habitantes. 

Segundo Wagner Akihito, "a ideia do projeto era sanar o problema que Recreio tinha com o descarte dos resíduos sólidos, agregando conscientização ambiental e geração de emprego e renda. A empresa construiu e entregou a UTC ao Município para a entidade governamental gerenciar o investimento", concluiu Akihito.

Em determinados períodos a UTC chegou a ser operada por empresas terceirizadas e em outros momentos com funcionários municipais. Durante o ano de 2012, segundo informações obtidas pelo Site Pólis, a usina chegou a gerar 12 empregos diretos, todos moradores do distrito.

Em 2015, após denúncias ao Ministério Público de Minas Gerais sobre o sistema operacional, a gestão Ônio Fialho (2013/2016), optou por interromper as atividades e fechou a UTC. Na época, 11 funcionários trabalhavam na reciclagem. Desde então o destino do lixo de Recreio é o aterro sanitário União Recicláveis, localizado na BR-116, proporcionando a geração de emprego e renda em outra localidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Pólis Recreio

Tags: Recreio, usina, reciclagem, Brookfield, lixo, resíduos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: