Em 26/01/2017 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Saúde descarta morte por dengue hemorrágica em Cataguases

Diretor Médico tranquiliza a população sobre a Febre Amarela afirmando que não há casos registrados no município

Murilo Possani afastou a possibilidade de morte por dengue hemorrágica e disse que não há Febre Amarela no município

Murilo Possani afastou a possibilidade de morte por dengue hemorrágica e disse que não há Febre Amarela no município

Download
A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases afastou, na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro, a hipótese de óbito por dengue hemorrágica no município. Informações que circularam no final desta quarta-feira, 25, asseguravam a morte de um homem vítima da doença. Nesta manhã, o diretor médico daquela Secretaria, Murilo Possani de Souza, esclareceu o fato à reportagem do Site do Marcelo Lopes, e também tranquilizou a população a respeito da Febre Amarela.

Conforme explicou Murilo,"um paciente que estava internado no hospital em estado grave, apresentou episódios hemorrágicos, mas não foi confirmado por exames que estes episódios estavam relacionado ao caso de dengue. O paciente tinha outras comordidades que poderiam gerar o quadro de gravidade dele, mas não relacionado à dengue. E o exame dele não se confirmou dengue hemorrágica", explicou. Murilo completou dizendo que ele era um paciente idoso, com insuficiência renal e cardiopata e esses problemas "provavelmente associados a um quadro infeccioso devem ter sido a causa de sua morte, mas ainda estamos aguardando o atestado de óbito", concluiu.

O diretor médico da Secretaria de Saúde aproveitou para alertar sobre os cuidados com a dengue. Ele disse que em janeiro os números sobre a doença ainda não foram divulgados, mas os casos são crescentes "pela nossa percepção", salientou. Ele pediu para que a população redobre os cuidados com a limpeza de terremos, use repelente e não acumule lixo nem água parada em casa e permita a entrada em suas residências dos agentes de endemias para fazer a prevenção. "Estamos em alerta, principalmente porque estamos no início do verão e ainda não tivemos nenhum período de chuva, que contribui significativamente para a proliferação do mosquito transmissor da doença", completou.

imageFEBRE AMARELA
Com relação a Febre Amarela, doença que vem alarmando a população devido a existência de um surto em cidades relativamente próximas a Cataguases, Murilo Possani não vê motivo para correria em busca da vacina, nem tampouco pânico. Ele explica que os casos registrados até agora estão restritos a uma área geográfica o que significa ser algo específico daquela região."Isto afasta, por enquanto, o risco para a nossa cidade que até hoje não registrou nenhum caso da doença. Nós estamos tranquilos, com relação a febre amarela", frisou acrescentando que a prevenção da doença é a mesma usada para a dengue, chikungunya e zika.

Sobre tomar ou não a vacina, o médico diz que quem já tomou as duas doses não precisa repetir. Além disso, ele explica a existência de critérios para ser imunizado uma vez que a dose pode causar efeitos colaterais. Quem deve vacinar, conforme explica, preferencialmente, são crianças a partir de nove meses de idade, fazendo um reforço aos 4 anos de vida; Aqueles que já tomaram a primeira dose devem tomar a segunda nos postos de saúde; gestantes e mulheres que estão amamentando, pessoas com doença que causam imunodepressão e pessoas acima de 60 anos devem ser analisados caso a caso pelo médico, explicou doutor Murilo. Ele salienta, porém, que como não há surto da doença na cidade, não há necessidade da pessoa se "expor ao risco vacinal que, no caso desta vacina, pode trazer efeitos colaterais ao paciente", finalizou. (Foto acima gentilmente cedida por Site Silvan Alves)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: dengue, hemorrágica, febre amarela, morte,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: