Em 24/01/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos bolsistas do Curso de Pedagogia da FIC desenvolvem projetos sociais

O trabalho dos alunos bolsistas da FIC no projeto tem estimulado os idosos do Lar São Vicente de Paulo

O trabalho dos alunos bolsistas da FIC no projeto tem estimulado os idosos do Lar São Vicente de Paulo

Download
O Curso de Pedagogia da FIC - Faculdades Integradas de Cataguases - desenvolve desde 2016 o Projeto Pedagogia Social - Saber Para Toda Idade - que, além de ser um projeto de responsabilidade social daquela instituição de ensino realizado junto aos idosos do Lar São Vicente de Paulo, tem como objetivos incentivar a participação cidadã dos alunos da instituição; promover suas habilidades técnicas, humanas e conceituais e estimular a interação e as relações sociais dos idosos, buscando despertar a criatividade, a memória e as suas condições psicológicas. A informação é da professora e coordenadora do curso, Juliana Iennaco, uma das maiores incentivadoras do projeto.

Conforme explica, "tudo começou em março de 2016, através de oficinas que ocorrem duas vezes por semana de nove às onze horas da manhã". O projeto conta com a participação das bolsistas e alunas do curso de Pedagogia da FIC, Fabiana Meira e Tatiane Cruz e dos professores Altamiro Júnior, Andréa Coelho e Mágda Mazini, que são responsáveis pelo Saber Para Toda Idade, acrescenta Juliana. Para Mágda Mazini "o projeto oportuniza a aplicabilidade das teorias aprendidas na sala de aula na prática do cotidiano, onde os acadêmicos vivenciam, experimentam, pesquisam e constroem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais o que muito enriquece a construção do fazer pedagógico". 

imageJuliana Iennaco reforça: "além de proporcionar o aprendizado, esse é um dos projetos em que os alunos de Pedagogia podem atuar e receberem bolsas de estudos". De acordo com Altamiro Júnior, coordenador de extensão e responsabilidade social da FIC, "esta iniciativa aproxima os discentes da missão institucional da Faculdade, uma vez que desejamos formar pessoas socialmente responsáveis em todas as áreas do conhecimento", destacou. Entre as ações desenvolvidas estão: jogo da memória, caça palavras, pintura, desenhos, ditados, bingo e acerte a resposta. A professora Mágda Mazini completa: "através do lúdico, enriquecemos os saberes, oportunizando qualidade de vida e relação interpessoal".

Quem quiser ganhar uma bolsa para o curso de Pedagogia pode inscrever seu projeto, conta Juliana. "Desde que seja uma ação pedagógica e social o aluno pode fazer sua inscrição e a proposta será avaliada de acordo com sua relevância quando o edital for aberto. Normalmente, completa a coordenadora do curso, as ideias são levantadas durante as reuniões do Colegiado do Curso de Pedagogia e aprovadas pela direção da FIC e coordenação do curso", explica lembrando que é o caso deste projeto em andamento. 

Outro na mesma linha e que também está sendo muito concorrido acontece na APAE de Cataguases, lembra Juliana. É o Informática Lúdica. Através dele os alunos da FIC ganham bolsa de estudos para realizar atividades de aprendizagem na área de Informática, de forma lúdica, com os alunos da APAE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: projetos sociais, alunos bolsistas, FIC-Unis, Lar São Vicente de Paulo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: